Explorando o Gap de Gênero em Matemática no ENEM em Municípios Brasileiros como Indicativo de Potenciais Candidatas para Carreiras em Computação

Unidades Organizacionais

Resumo

Nas ciências exatas e tecnológicas tipicamente há uma grande diferença entre o tamanho das populações masculina e feminina, o que é conhecido como gap de gênero. Esse fenômeno é observado mundialmente em disciplinas do campo STEM (Science, Technology, Engineering, and Math; ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e é relacionado a aspectos culturais que são mensuráveis a partir do ensino médio. Neste artigo, estimamos o gap de gênero à partir da análise das notas de matemática de alunos no ENEM. A análise dos dados mostra que há cidades que consistentemente têm um gap de gênero pequeno, o que indica possíveis fontes de inspiração para ações futuras na redução deste fenômeno.

In the fields of STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathe- matics), there is typically a significant difference between the sizes of the male and female populations, known as the gender gap. This phenomenon is ob- served worldwide and is related to cultural aspects that can be measured from high school onwards. In this article, we estimate the gender gap by analyzing the math grades from the ENEM exam. Data analysis shows that there are ci- ties where the gender gap is consistently small, indicating potential sources of further inspiration for actions to reduce this phenomenon.

Palavras-chave

Titulo de periódico

DOI

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por