Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos

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    Trabalho de Evento
    Fatores motivadores da adoção de internet banking por micro e pequenas empresas
    (2014) Rosa, Ramon Barbosa; DANNY PIMENTEL CLARO
    Partindo da literatura de adoção de tecnologias em um relacionamento de marketing, foi construído um modelo para adoção de Internet Banking por empresas. Pesquisas anteriores identificam antecedentes da adoção de tecnologias, embasando hipóteses testadas com uma amostra de 5002 empresas. Os resultados sugerem que a adoção é explicada pela estrutura diretiva, fatores ecológicos e ambiente competitivo. Utilizou-se também um modelo de riscos proporcionais para inferir sobre a velocidade de adoção do Internet Banking. Este trabalho permite ampliar a compreensão da adoção de inovações por empresas, contribuindo para a literatura de adoção de tecnologias em um ambiente de marketing de relacionamento.
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    Trabalho de Evento
    Vaidade e motivação masculina nos cuidados com a aparência
    (2012) Strehlau, Vivian Iara; DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Silvio Abrahao
    'Beleza e vaidade são aspectos normalmente associados a mulheres. Em uma perspectiva sociocultural, três razões principais são apontadas para explicar os motivos da preocupação com atratividade física ser maior para as mulheres que para homens (BURTON
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    Trabalho de Evento
    Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática
    (2006) Barros, Henrique Machado; DANNY PIMENTEL CLARO; Chaddad, Fabio Ribas
    Este artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através de entrevistas com profissionais ligados às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, o trabalho identifica como empresas têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas. São comparadas empresas do setor de energia elétrica do Brasil e do setor de informática do Pólo Industrial de Manaus. De uma forma geral, os resultados indicam que as políticas de inovação têm contribuído para aumentar o interesse das empresas por inovação. No entanto, esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal ou estrangeiro do que pelas empresas de controle de capital privado nacional. Isso é particularmente relevante, pois as empresas de capital privado nacional atuam num mercado pouco regulamentado e, portanto, estão mais sujeitas às forças de mercado, onde o nível de competição é crescente. O limitado interesse dessas empresas por inovação reforça a idéia de que políticas de inovação não podem englobar apenas ações voltadas para o lado da oferta, nem podem estar dissociadas de políticas voltadas para o fortalecimento do ambiente institucional.
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    Trabalho de Evento
    Clientes Que Recomendam São Aqueles Que Realmente Geram mais Valor para a Empresa? Um Estudo do Impacto do Valor do Cliente no Valor Gerado pela Recomendação
    (2014) DANNY PIMENTEL CLARO; Costa, Sandro Bonfim; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
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    Trabalho de Evento
    Compartilhamento de conhecimento gerencial em contexto intra-organizacional de equipes de projetos
    (2015) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Giovanin, Jislaine Rosa Santana; DANNY PIMENTEL CLARO
    O compartilhamento de conhecimento é, de acordo com uma visão da empresa baseada no conhecimento, uma atividade chave para garantir competitividade. Motivar os colaboradores a buscar esse compartilhamento é um desafio particularmente relevante para empresas que operam numa lógica equipes de projeto. O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores que influenciam a predisposição individual para o compartilhamento de conhecimento em ambiente intra-organizacional de equipes de projeto. Identificam-se quatro dimensões chave: a atitude e comportamento do indivíduo, a colegialidade entre membros de equipe, o apoio dado pelos gestores, e a centralidade na rede de relacionamentos do indivíduo. Dez hipóteses são propostas e testadas através de metodologia quantitativa, combinando análise de redes interpessoais e regressão econométrica. O fenómeno é estudado numa base de 121 participações individuais num total de 20 projetos realizados ao longo de dois anos na sucursal de uma empresa multinacional do setor de energia e automação industrial. Observou-se que os fatores que mais impacto têm sobre a predisposição individual para compartilhar conhecimento em equipes de projeto são de natureza tanto intrínseca como extrínseca ao indivíduo e que para além de um efeito direto sobre essa predisposição, se verifica na maioria dos casos também um efeito indireto. O estudo contribui para um melhor entendimento do compartilhamento de conhecimento em ambiente específico de equipes de projeto, permitindo ainda aos gestores uma promoção estratégica de mecanismos que estimulam a desejado fluidez do conhecimento nesse contexto.