Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos

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Resultados da Pesquisa

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  • Trabalho de Evento
    Sustentabilidade Financeira Nas Pequenas e Médias Revendas Agrícolas - Um Estudo à Luz Da Teoria Neo-Institucional
    (2021) Rodrigues, Roberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
    Este estudo resulta da intervenção em Revendas agrícolas de pequeno e médio portes (PMRevs), cujo objetivo foi apresentar os principais fatores críticos que justificam ou contribuem para a ocorrência de dificuldades quanto a sustentabilidade financeira. Através de entrevista, numa associação de distribuidores de insumos agropecuários e veterinários do estado de Minas Gerais, buscou-se captar a visão e opinião do principal executivo quanto aos problemas organizacionais deste segmento; já por meio de questionário semiestruturado, foi aplicado aos proprietários, diretores e gestores financeiros e administrativos de quatro Revendas agrícolas de pequeno e médio portes no estado de MG. O resultado confirma a existência dos problemas relatados na contextualização da pesquisa, mas principalmente, evidencia a presença de elementos isomórficos na gestão, justificando a visão e decisões institucionalizadas e legitimadas nessas organizações consoantes às suas práticas organizacionais, as quais foram consideradas passíveis de revisões e de melhorias que podem ser realizados por meio de eventos customizados (workshops) junto à associação da qual pertencem. Deste modo, priorizar a aplicabilidade de artefatos que contribuam com melhorias organizacionais, como: práticas de gestão relacionadas a mitigação de risco, análise e concessão de crédito, gestão de custos, controle de inadimplência, controladoria, composição e uso de estrutura de capital, acesso a mercado de capitais; bem como objetiva ampliar o campo de visão dos gestores das PMRevs sobre possíveis sinergias e alianças estratégicas entre eles, tendo como base a tomada de decisão racional, conforme (MINTZBERG ET. AL, 1976).
  • Trabalho de Evento
    Abordagens de estabelecimento de preços e modelos de markup
    (2021) Mattos, Aliomar Lino; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Zatta, Fernando Nascimento
    A pesquisa tem por objetivo identificar qual abordagem de estabelecimento de preços utilizada por indústria brasileira dos segmentos de agricultura, veículos comerciais e especiais, construção, powertrain e serviços financeiros e indústria de caminhões e ônibus; (ii) identificar a utilização de modelos de markup preconizados por Oyadomari et al. (2018). Relacionados ao trabalho de Liozu et al. (2012), a pesquisa foi realizada empiricamente por meio de estudos de caso mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Identificou-se que as empresas estudadas adotam as abordagens de custos, de valor para o cliente e de mercado. Identificou-se também que formação de preços é o gestor da área pegar as informações de custos fornecidas e aplicar cálculo de markup já estabelecimento de preços envolve estratégias internas com o envolvimento de todas as áreas da organização, tais como, diretorias de preços, comercial, financeira, de produção. Os gestores envolvidos com as políticas de inteligência de mercado, pessoal de marketing, planejamento e controle etc. De modo geral, trata-se de um conjunto de situações e pessoas voltadas para unirem fatores e dimensões estratégicas e operacionais, dos ambientes interno e externo, no intuito de estabelecerem os preços de maneira mais eficiente e com eficácia, pelo comprometimento de todas as áreas da organização, estabelecido por uma cultura de valor para a empresa e clientes. Esta grande estratégia empresarial, determina a um único pensamento, que todo o pessoal e todas as áreas da organização são uma empresa no conceito de estabelecimento de preços.
  • Trabalho de Evento
    Custeio e indicadores de desempenho empresarial ? uma abordagem intervencionista em pequena empresa do setor de saúde
    (2024) Pedreti, Maria Angelica Lencione; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
    Introdução O presente relato descreve a implantação do projeto de intervenção na empresa B, clínica reumatológica e de medicina do trabalho, de pequeno porte, da cidade de São Paulo, que enfrentou diversos desafios desde a queda do faturamento devida ao isolamento social da pandemia, passando pela consolidação do setor de saúde e a consequente queda do poder de barganha das pequenas clínicas de saúde, além de desafios de retenção e profissionais e clientes. Contexto Investigado O movimento de consolidação do mercado de saúde no Brasil, pós-pandemia, foi marcado por uma fase de fusões e aquisições em que convênios, que buscavam a verticalização, adquirindo hospitais e ambulatórios, para onde direcionavam os pacientes de planos mais simples e reduziam seus custos variáveis com clínicas credenciadas que, por seu lado, perdiam volume de pacientes. Além disso, o maior poder de barganha dos convênios os permitia aumentar o tempo para pagamento para os serviços das clínicas, o que piorava sua situação financeira. (ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados, 2023). Diagnóstico da Situação-Problema Com a redução do volume de pacientes de convênios, que os redirecionaram aos seus próprios ambulatórios numa estratégia de alavancagem operacional bem sucedida, o aumento da taxa de glosa e a ampliação do prazo de recebimento de convênios, a clínica B se viu obrigada a repensar seus objetivos estratégicos e buscar formas inovadoras de conviver na atual configuração do mercado de saúde, buscando redução de custos, melhor posicionamento de mercado e retenção de clientes leais e de colaboradores talentosos, que a ajudassem a trilhar a nova fase estratégica que se iniciava. Intervenção Proposta Através do modelo intervencionista, identificaram-se objetivos estratégicos da Clínica B, pequena empresa de saúde brasileira, e seus respectivos fatores críticos de sucesso. A seguir, desenvolveram-se indicadores que equilibravam dimensões financeiras, processos internos, clientes e de aprendizado e crescimento para orientá-la, rumo à consecução de seus objetivos. Finalmente, aplicaram-se práticas de contabilidade gerencial, adaptadas à realidade da empresa, contribuindo para a geração de valor pelo aperfeiçoamento do processo decisório e para a solução da lacuna apontada pela literatura. Resultados Obtidos O processo de levantamento de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso e indicadores constituiu-se ferramenta de reflexão para a empresa, contribuindo, para o desenvolvimento habilidades nas gestoras quanto à escolha dos controles necessários, e considerando como os objetivos estratégicos voltados ao acréscimo de novas especialidades contribuem para a rentabilidade da clínica. O ABC evidenciou procedimentos que estavam precificados muito abaixo do valor justo, além de evidenciar ociosidade de recursos redundantes e proporcionar informações para a tomada de decisão bem fundamentada. Contribuição Tecnológica-Social Troca de conhecimentos para introdução de novos profissionais, redução de custos, cálculo de preços e decisões. Intervenção de grau forte, pelo amplo escopo, melhoras profundas e de controles. Validade forte, pois os gestores adotaram controles desenvolvidos, e se motivaram a criarem seus próprios relatórios, usando as informações para as decisões. Mostrou que é possível aplicarem-se os conceitos de controladoria, custos e indicadores em uma pequena empresa, com aderência dos gestores, com a devida adaptação para a realidade da companhia, atendendo ao gap detectado na literatura (Pelz, 2019).
  • Trabalho de Evento
    Implantação de sistema orçamentário participativo em uma empresa do ramo de educação e saúde
    (2024) Silva, Emersson Luan dos Anjos; Ricci, Tatiana Gama; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Parisi, Claudio
    Este relato técnico apresenta a experiência do setor de controladoria na adoção de um sistema orçamentário participativo, integrado e de acesso em tempo real pelos gestores, em uma organização do ramo de educação e saúde. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa e levou em consideração: o contexto, a intervenção, a descrição de como o problema foi solucionado e apresentação dos resultados. A implantação de um novo sistema para elaboração do orçamento foi determinante para melhorias de processos internos, otimização de recursos humanos, ganhos de eficiência e fornecimento em tempo real das informações para os tomadores de decisões, além de responsabilização dos gestores e maior confiabilidade das informações. Os resultados analisados concluíram que o novo sistema colaborou para diminuição do tempo gasto com consolidação de planilhas, diminuição de erros e atribuição de responsabilidade aos gestores, sendo que as dificuldades apontadas foram a falta de compreensão e de conhecimento no preenchimento das informações no novo sistema pelos usuários, curto tempo de treinamento para utilização da nova ferramenta, diminuição na agilidade para realizar determinados recálculos e sistema menos maleável do que o Excel.