Coleção de Artigos Acadêmicos
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3227
Navegar
26 resultados
Resultados da Pesquisa
Artigo Científico The Tradeoff Between Private Equity Sponsorship, Board Centrality, and Experience as Credible Signals for IPO Performance(2023) CHARLES KIRSCHBAUM; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Silva, Emília Borges da; Rossoni, LucianoArtigo Científico Análise de redes sociais: a bibliografia inicial(2018) CHARLES KIRSCHBAUMA abordagem de Análise de Redes Sociais cobre um grande número de ferramentas metodológicas e busca unir conceitos da Matemática (teoria dos grafos) a mecanismos relacionais propostos pela Sociologia Econômica. Recebe também aportes de várias disciplinas, incluindo Física, Estatística, Economia, Psicologia, entre outras. Nos estudos relacionados à Administração, esta abordagem pode ser considerada mainstream, gerando um número crescente de artigos. Com o rápido crescimento da capacidade de processamento computacional e com a multiplicidade de dados nos diversos ambientes online, esta abordagem torna-se promissora no campo de análises Big Data. Entretanto, como o neófito pode ingressar neste campo tão vasto? As sugestões bibliográficas elencadas pelo professor Charles Kirschbaum (Insper) são meios de abordar esse desafio do ponto de vista teórico e metodológico, com foco na relação da Análise de Redes Sociais com a Sociologia Econômica.Artigo Científico How street-level bureaucrats use conceptual systems to categorise clients(2021) CHARLES KIRSCHBAUM; Lotta, GabrielaArtigo Científico Racial social norms among Brazilian students: Academicperformance, popularity, and racial identification(2022) CHARLES KIRSCHBAUM; Portella, Alysson Lorenzon; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOArtigo Científico Prestige Preservation as a Challenge for Digital Strategy: the Case of Networked Fashion Brands in Brazil(2018) CHARLES KIRSCHBAUMWe analyze the online customer network among 103 fashion brands in Brazil, in order to understand the relationship between prestige (i.e. Fashion Week participation) and network centrality (Bonacich power). An implicit brand-brand network was built, based on the users comments on the brands Facebook pages. We found a negative association between prestige and centrality, which suggests that: (1) high prestige brands occupy highly differentiated niches, and (2) prestige brands are cautious in engaging with online activity, in order to protect their status. We conclude on a discussion on how online network analysis might help Chief Digital Officers in monitoring and influencing the brands online centrality.Artigo Científico How social network role, geographical context and territorial mobility mediate the adoption of transgressive styles in the jazz field(2016) CHARLES KIRSCHBAUM; Ribeiro, Priscila FernandesArtigo Científico Elementos para uma teoria institucional intraorganizacional(2010) CHARLES KIRSCHBAUMJepperson (1991) sugere que a Teoria Neo-Institucional distancia-se da Sociologia Organizacional clássica ao enfatizar o contexto macro em detrimento do nível microsociológico. Nesse artigo reconstruo a trajetória do neo-institucionalismo nas últimas duas décadas com ênfase no esforço de reincorporar a dimensão intra-organizacional. Busco mostrar que o processo de institucionalização de novas práticas sob a ótica intraorganizacional é geralmente visto como um elemento desestabilizador. Em contraste, proponho que a institucionalização de novas práticas pode trazer a estabilização das relações intra-organizacionais, na medida em que as instituições oferecem configurações legitimadas de coordenação intra-organizacional. A abordagem proposta permite a incorporação do elemento agêntico na implementação de novas práticas, ao dar ênfase ao processo de negociação que ocorre entre várias partes, incluindo stakeholders externos. Nessa medida, em contraste com Jepperson, é possível reestabelecer as conexões entre a teoria institucional e o nível micro-sociológico.Artigo Científico Nos limites da autonomia: reflexões sobre práticas de blind review e editoria de revistas científicas em administração no Brasil(2009) CHARLES KIRSCHBAUM; Mascarenhas, André OfenhejmA partir da percepção de um hiato de qualidade entre a publicação acadêmica nacional e a internacional, recuperamos neste ensaio o debate acerca dos modelos de revisão e publicação de artigos na área de Administração no Brasil, com ênfase em seus aspectos institucionais, mais especificamente nos papéis de editores e conselho editorial no processo. Para tal, delineamos e discutimos dois modelos "puros" de revisão e publicação de artigos científicos. A partir do pressuposto que a importação de idéias estrangeiras não é necessariamente destituída de criatividade oferecemos uma crítica às práticas de publicação no Brasil, discutindo o valor da autonomia dos pareceristas no processo e os desafios organizacionais que envolvem os editores e o conselho editorial na construção de artigos de alta qualidade e impacto.Artigo Científico Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades(2009) CHARLES KIRSCHBAUM; Bendassolli, Pedro F.; Wood Junior, Thomaz; Pina e Cunha, MiguelO termo "indústrias criativas" surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas. Neste artigo introdutório, mostramos o surgimento do termo no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento econômico, analisamos a literatura científica sobre as indústrias criativas e procuramos sistematizar as diferentes definições do termo, diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de indústrias culturais. Advogamos que o fenômeno pode constituir um campo fecundo de investigações para pesquisadores de Estudos Organizacionais e apontamos trilhas de investigação a serem exploradas.Artigo Científico Estilos Culturais(2008) CHARLES KIRSCHBAUM; Strehlau, Suzane; Amaral, RicardoEmpresas do setor criativo vivem o dilema entre inovar continuamente, em resposta á demanda de seus consumidores, ou frear essas mesmas inovações a fim de obter lucro
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »