Coleção de Artigos Acadêmicos

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  • Artigo Científico
    CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
    (2024) Seixas, Catharine Prata; Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez; Lopes, Raquel Aparecida
    O público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento.
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    Artigo Científico
    A dança dos blocos, empresários, políticos e técnicos: condicionantes da dinâmica de colaboração interorganizacional do carnaval de Salvador
    (2013) SANDRO CABRAL; Krane, Dale; Dantas, Fagner
    Ao analisar a evolução dos processos de colaboração entre entidades públicas e privadas no planejamento e operação do Carnaval de Salvador, dentro de uma perspectiva histórica, propomos alguns fatores que ajudam a explicar a dinâmica de colaboração inter-organizacional em megaeventos. Processos interativos envolvendo diferentes agências tornaram-se fundamentais na medida em que o evento cresceu em tamanho, diversidade e complexidade. Para tanto, sob o ponto de vista teórico, utilizamos as lentes das teorias de colaboração interor-ganizacional e, sob o ponto de vista empírico, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de análise documental e entrevistas em profundidade junto a 13 atores relevantes. Nossas análises apontam que os processos colaborativos para a organização do Carnaval de Salvador estão relacionados com o alinhamento político entre as esferas municipal e estadual, com o grau de centralidade ocupado por alguns atores no processo, com a presença de um corpo técnico detentor do know-how do evento e com elementos de natureza instrumental e simbólica.