Graduações em Engenharias e Ciência da Computação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação web para monitoramento de feedbacks de usuários, integrada a um aplicativo voltado à democratização de línguas indígenas
    (2025) Farias, Ana Laiz Novais de; Andrade, Giovana Cassoni; Amorim, Isabella dos Santos de
    Estima-se que cerca de 46% dos idiomas do mundo estejam ameaçados ou em risco de extinção (Veiga, 2017). Visando contribuir com a perpetuação do Nheengatu – uma das línguas ameaçadas – a IBM (...). No semestre passado, um grupo de alunos do Insper desenvolveu um protótipo de um aplicativo Android, integrando ao sistema um modelo de linguagem criado pela IBM em parceria com a USP. Esse modelo já permite traduzir, corrigir a ortografia e sugerir palavras baseadas no contexto de sentenças. Atualmente, o modelo de linguagem conta com uma base limitada de cerca de 8 mil sentenças, devido à falta de registros escritos e à tradição oral da língua. O objetivo deste projeto é implementar um mecanismo de coleta de feedbacks no protótipo e desenvolver uma aplicação de monitoramento, integrada ao protótipo desenvolvido no semestre passado, que permitirá a visualização dos dados por período e funcionalidade (tradução, correção ortográfica e sugestão de próximas palavras). A plataforma de monitoramento será utilizada por linguistas e especialistas para analisar os feedbacks recebidos, avaliar o desempenho das funcionalidades e propor melhorias no modelo de linguagem. A partir dessas análises, será possível aprimorar a base de dados utilizada no treinamento da inteligência artificial, contribuindo para a evolução do modelo. Os principais usuários do aplicativo Android são falantes e aprendizes da língua indígena Nheengatu, incluindo crianças indígenas em processo de alfabetização. Este projeto visa ajudar a melhorar o modelo de linguagem e apoiar a preservação da cultura indígena e o fortalecimento da língua, auxiliando as novas gerações no uso da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizado da escrita para manter viva a sua língua nativa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Chatbot de Educação Financeira
    (2024) Gomes, Arthur Motta Pereira; Santos, Fernando Vieira dos; Miné, Gabriel Zahar; Andrade, Leonardo da França Moura de; Ramella Junior, Sergio Eduardo
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.