Graduações em Engenharias e Ciência da Computação
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3249
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Trabalho de Conclusão de Curso Uso de IA para sistema de orientação e guiagem para pouso de sistemas autônomos de um VANT(2024) Ogawa, Alessandra Yumi Carvalho; Zamberlan, Enzo Dadier Lacks; Oliveira, Mateus Ruggero de; Gallo, ViniciusEste projeto visa o desenvolvimento de um sistema de guiagem autônomo para pouso de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) cargueiro, utilizando inteligência artificial e visão computacional. O software Unreal Engine 5 será empregado como ambiente de simulação e desenvolvimento, permitindo tanto o treinamento quanto a visualização dos resultados do algoritmo criado. A metodologia ágil Scrum foi adotada para definir entregáveis periódicos, enquanto a abordagem V&V (Verificação e Validação) é utilizada para organizar as etapas e assegurar a conformidade com os requisitos. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de definição e validação de requisitos, caminhando para a etapa de Test Readiness Review (TRR). Ao final do desenvolvimento, o algoritmo de inteligência artificial, criado a partir da YOLOv3, foi capaz de identificar áreas possíveis para pouso levando em conta diversos requisitos com ótima precisão. Além disso, as rotinas de waypoints, fail-safe, detecção de obstáculos e movimentação para locais alternativos de pouso, simula adequadamente condições reais propostas.Trabalho de Conclusão de Curso Digital Twin de uma bancada de ensaios de durabilidade(2021) Kocinas, Felipe Peres; Araújo, João; Consonni, Luigi Portugal Gouvêa; Mellis, Lucas NoumiEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento do gêmeo digital de uma bancada de ensaios de durabilidade, que, neste estudo, é composto por um quadro de chassi genérico simplificado de um veículo de carga, juntamente com a modelagem dos suportes, fixações e atuadores presentes na bancada. Para isso, o projeto foi dividido em três etapas, sendo elas: a construção do modelo multicorpos para a simulação dos esforços de torção, flexão e compressão, seguido da análise do modelo e dos resultados para identificação de possíveis falhas no comportamento, e, por fim, a comparação da simulação multicorpos com uma análise em elementos finitos tendo o intuito de validar o desempenho dos modelos. A partir disso, desenvolve-se uma metodologia que pode ser implementada pela empresa em projetos futuros. Para a realização do modelo a Maxion Structural Components solicitou o uso do software da Altair, HyperWorks, o qual já é utilizado pela companhia facilitando a utilização dos dados levantados com as simulações feitas e apresentadas no presente relatório. Com o intuito de facilitar o desenvolvimento do projeto, as questões relacionadas aos parâmetros do modelo e à fixação dos componentes foram deixadas em aberto pela Maxion. Após alinhamento com a equipe da Maxion, os resultados analisados foram: comportamento do modelo multicorpos mais elementos finitos, regiões de tensões em função dos esforços ao qual foi submetida. Esses resultados e a elaboração da bancada virtual permitem que a Maxion tenha a possibilidade de alterar funcionalidades nas bancadas de teste, possibilitando estudos prévios que forneçam maior precisão nos resultados, bem como diminuição nos custos envolvidos.