Graduações em Engenharias e Ciência da Computação
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3249
Navegar
7 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso PEIXE-ROBÔ: Veículo Submergível Semiautônomo (Fase 2)(2024) Melo, Lincoln Rodrigo Pereira de; Paula, Lourenço Azevedo de; Moura, Quézia Pereira da Silva; Santos, Thiago Teixeira dosA Embrapa Agricultura Digital, localizada em Campinas – SP, é um centro de pesquisa e desenvolvimento especializado no agronegócio, que busca fomentar o crescimento da piscicultura brasileira. Para isso, planeja utilizar veículos submergíveis semiautônomos. O projeto tem como objetivo aprimorar o projeto inicial de um Peixe-Robô, desenvolvido no Projeto Capstone em 2024.1, voltado para o monitoramento de tilápias. Fez-se uso da metodologia de Processo de Desenvolvimento de Produto, incluindo lista de requisitos, função global, estrutura de funções, matriz de soluções, variantes de solução, diagrama de blocos, Work Breakdown Structure e cronograma. Foi projetado uma estrutura física atualizada a fim de melhorar a vedação e manutenção do sistema. Além disso, a fim de atender o requisito de controle remoto sem fio, foram desenvolvidos subsistemas de comunicação UART entre um Arduino Nano responsável pela leitura dos sensores de qualidade da água e uma ESP acoplada a um módulo LoRa. O módulo LoRa transmite dados por ondas de rádio para um módulo LoRa externo para profundidades de até 1 m. Para alimentar o sistema, foi projetando também a alimentação por bateria interna, eliminando a necessidade de fonte de alimentação externa. Para a submersão, o robô controla a entrada e saída de água por um lastro e tem um controlador proposto por realimentação de estados utilizando um controlador de ação integral projetado por LQR juntamente com um filtro de kalman. A malha de controle é fechada por um sensor de pressão absoluta.Trabalho de Conclusão de Curso Veículo Terrestre Autônomo para Monitoramento de Talhões de Silvicultura e Plantações de Frutas(2024) Melo, Felipe Catapano Emrich; Tumang, Gabriel Brunoro Motta; Sorpreso, Luana de Matos; Katri, Rafael EliEste projeto visa desenvolver um sistema de navegação autônoma para um robô de monitoramento de silvicultura e pomares, sendo a segunda fase de um projeto contínuo que começou pela montagem física do robô pela iteração anterior deste Capstone. O projeto tem como propósito automatizar o processo de monitoramento de tais plantações, possibilitando a otimização da mão de obra humana. O programa para esta funcionalidade nova foi desenvolvido utilizando o framework ROS (Robot Operating System) 2, e mais especificamente o pacote de navegação NAV 2. Para conseguir atingir o objetivo final, foi estudado pelo grupo múltiplas soluções e algoritmos de SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) compatíveis com fusão de sensores de múltiplos tipos, para mapeamento multissensorial robusto em ambientes não estruturados com terreno irregular. Para achar a solução ideal para os requisitos de projeto, foi adotado a ferramenta da matriz de soluções.Trabalho de Conclusão de Curso Uso de IA para sistema de orientação e guiagem para pouso de sistemas autônomos de um VANT(2024) Ogawa, Alessandra Yumi Carvalho; Zamberlan, Enzo Dadier Lacks; Oliveira, Mateus Ruggero de; Gallo, ViniciusEste projeto visa o desenvolvimento de um sistema de guiagem autônomo para pouso de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) cargueiro, utilizando inteligência artificial e visão computacional. O software Unreal Engine 5 será empregado como ambiente de simulação e desenvolvimento, permitindo tanto o treinamento quanto a visualização dos resultados do algoritmo criado. A metodologia ágil Scrum foi adotada para definir entregáveis periódicos, enquanto a abordagem V&V (Verificação e Validação) é utilizada para organizar as etapas e assegurar a conformidade com os requisitos. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de definição e validação de requisitos, caminhando para a etapa de Test Readiness Review (TRR). Ao final do desenvolvimento, o algoritmo de inteligência artificial, criado a partir da YOLOv3, foi capaz de identificar áreas possíveis para pouso levando em conta diversos requisitos com ótima precisão. Além disso, as rotinas de waypoints, fail-safe, detecção de obstáculos e movimentação para locais alternativos de pouso, simula adequadamente condições reais propostas.Trabalho de Conclusão de Curso Estimating Room Temperature Arrival Time(2024) Moura, Adney Costa; Drummond, Felipe Martins da Costa; Lopes, Lorran Caetano Machado; Alessi, Tomas RodriguesThis project aims to develop a predictive model to estimate the temperature decay in a room equipped with air conditioning, using data collected by the Klima device, developed by Boldr, and integrating it into the company’s client environment for visualization. Klima is a device that integrates temperature and humidity sensors, allowing for both the control of air conditioning units and the transmission of data to the cloud, where it is stored and accessed through the company’s application. Based on this historical data, which includes variables such as the air conditioner’s operating mode and the temperature evolution over time, the project seeks to build a model capable of predicting the temperature decay curve of the environment, adapting to the specific behavior of each room. Besides developing the predictive model, the project also aims to integrate these predictions into Boldr’s application, making them accessible to customers, and to update the device’s firmware so that the predictions can also be displayed on a physical screen.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de Software de Simulação de Engenharia Aeronáutica(2024) Brito, André Felipe Bulcão; Camargo, Luca Oshiro; Lewi, Natan Kron Goldenberg; Morales, Vinícius MatheusEste projeto tem como objetivo desenvolver uma base sólida para um software de simulação de engenharia aeronáutica, voltado para os projetos da Akaer, uma fornecedora de partes e componentes para a indústria aeroespacial que atua no desenvolvimento desde fuselagens de aeronaves até lançadores de satélites. O software será capaz de simular sistemas com seis graus de liberdade, incluindo a resolução de equações diferenciais para casos longitudinais e laterodirecionais nas asas, levando em consideração a influência dos controles de voo. Além disso, um módulo de simulação atmosférica será implementado, seguindo o padrão International Standard Atmosphere (ISA), permitindo uma análise precisa das condições de voo. O projeto será dividido em dois grandes escopos, sendo um grupo dedicado ao desenvolvimento e compreensão da física da engenharia aeronáutica e o outro grupo ao desenvolvimento do software. A metodologia ágil Cascata será adotada para estruturar o processo de desenvolvimento, o software JSBSim, será usado como ferramenta para validação dos resultados, em conformidade com os padrões oficiais da National Aeronautics and Space Administration (NASA) para este tipo de software. Ferramentas como Work Breakdown Structure (WBS) e diagrama de Gantt atuarão na organização do cronograma geral do projeto, garantindo uma clara definição do problema, escopo e metas, além de validação contínua com stakeholders. O resultado esperado é a criação de um software em Python que não só resolva equações complexas de forças e momentos nas asas, mas que também simule com precisão as condições atmosféricas durante o voo, contribuindo significativamente para as atividades de design, análise e otimização de componentes e sistemas aeroespaciais, bem como para a segurança e eficiência no desenvolvimento de novas aeronaves.Trabalho de Conclusão de Curso Conceitualização de uma linha de desmontagem de cartuchos de tinta de impressora para circularidade(2024) Nascimento, Lívia Brigido do; Silva, Lorena Barbosa Antunes da; Azeredo, Rodrigo de LimaDiante da transição para um modelo de negócios mais sustentável e circular nos processos industriais, o presente projeto, desenvolvido no contexto do ecossistema da Hewlett-Packard (HP), tem como objetivo propor soluções para a automação do processo de desmontagem de cartuchos de tinta usados, permitindo a descaracterização dos materiais para reinserção dos polímeros na produção de novos cartuchos e destinação dos materiais não poliméricos a outras empresas para reaproveitamento. Foi utilizada a metodologia de Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), com entregas de projeto conceitual e preliminar, incluindo testes preliminares de diferentes princípios de solução para a remoção de componentes. A validação desses testes forneceu subsídios para a elaboração de um plano de implementação, incluindo modelagens visuais, especificação de equipamentos e a criação de setups de testes ajustados à variante da linha escolhida, fornecendo uma base estruturada para futuras aplicações industriais.Trabalho de Conclusão de Curso Análise de Dados para Apoiar a Tomada de Decisão na Gestão de Ativos de Energia Alupar(2024) Cunha, Enzo Stefani Vita; Blasbalg, Felipe; Afrange, JerônimoEste projeto consiste em colaborar no apoio à tomada de decisões dos operadores dos ativos de energia da Alupar. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que possa captar dados e transformá-los em informações úteis, destacando novas características do processo ou problema em estudo. Para o desafio da ferramenta do projeto, foi escolhida a análise da incidência de falhas para manutenção preditiva nas bombas hidráulicas de drenagem da Usina Hidrelétrica (UHE) de São José – RS. Dados como o nível de água e o histórico de operação das bombas foram coletados para criar gráficos, permitir a identificação de tendências e prever a necessidade de manutenção, enquanto as bombas ainda estão em funcionamento. Com a limpeza e análise dos dados recebidos, foi possível criar um modelo de predição de falhas com base em métodos de Machine Learning. Por fim, para garantir a organização do grupo e alinhamento com a Alupar, utilizou-se o método de desenvolvimento Cascata durante a construção da ferramenta, que segue uma abordagem estruturada e linear.