Coleção de Policy Papers

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    Policy Paper
    A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasil
    (2018) Oliveira, Vitor Estrada de; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em média
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    Policy Paper
    Outsiders na Política Melhoram a Gestão Municipal?
    (2019) Oliveira, Vitor Estrada de; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka; Hott, Henrique Augusto Campos Fernandez
    Apesar da crescente discussão a respeito da conquista de protagonismo dos candidatos de “fora do sistema político” ao redor do mundo, a literatura especializada ainda carece de análises sobre do impacto que a eleição desses políticos outsiders causa na condução da administração pública e nas políticas públicas, principalmente na esfera local. Assim, o objetivo deste trabalho é justamente preencher tais lacunas, analisando quais são as diferenças entre os municípios brasileiros que elegem prefeitos outsiders e aqueles que elegem políticos tradicionais no que tange à condução da máquina pública e à qualidade da educação ofertada. Utilizando o desenho de regressão descontínua em eleições acirradas, encontra-se que os municípios administrados por outsiders entre 2009 e 2012 obtiveram melhores desempenhos tanto no gerenciamento da administração local quanto no IDEB dos anos finais. Esse resultado educacional parece ser explicado pela maior evolução das taxas de aprovação dos alunos nesses municípios.