Programa Avançado em Gestão Pública
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3258
Navegar
Trabalho de Conclusão de Curso A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Paraná(2020) Campos, Stael BorgesEste trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma política pública de educação de âmbito nacional. Será analisada a execução da proposta de implementação realizada pelo estado do Paraná. Descreve-se a proposta de estratégia de implementação bem como sua execução realizada pelo estado durante a vigência do programa. São observados os pontos que representam as forças e fraquezas no âmbito de um regime de colaboração. Este trabalho quer ilustrar a importância de ampliar ações em regime de colaboração para o setor de educação pública, bem como apresentar critérios e eixos norteadores que podem ser considerados ao definir essa forma como a governança a ser adotada. Estimula-se também reflexões sobre os objetivos que busca-se alcançar, e oferece-se ao final uma proposta de ferramenta diagnóstica para verificar se os critérios de um regime de colaboração conseguiram ser alcançados.