Programa Avançado em Gestão Pública
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Trabalho de Conclusão de Curso A gestão das políticas docentes pelos sistemas educacionais brasileiros: estado da arte e propostas para o futuro.(2021) Cordeiro, Daniel RamosA pandemia do novo coronavírus, que teve início em 2020, comprometeu de forma substantiva a oferta educacional em diversos países e o impacto nos resultados de aprendizagem dos estudantes da educação básica foram substantivos. Procurando contribuir com o aprimoramento das políticas docentes e contextualizando seu papel na retomada das trajetórias de aprendizagem dos estudantes brasileiros, o presente trabalho sistematiza evidências encontradas na literatura sobre a profissão docente, desde a atratividade para a carreira até os processos de avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes em exercício. A partir da sistematização, o cenário brasileiro nos diferentes tópicos tratados é confrontado com os achados e boas práticas de outros sistemas de ensino. Por fim, é apresentado um estudo de caso sobre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e as suas propostas de mudança e aprimoramento da profissão docente em busca de maior eficácia dos professores em sala de aula.Trabalho de Conclusão de Curso Medidas Provisórias e Políticas Públicas no Governo Bolsonaro:(2020) Derschner, FrancineEste estudo procura analisar o baixo índice de aprovação das Medidas Provisórias editadas pela Gestão Bolsonaro em 2019 e sua tentativa de governar sem as coalizões, tendo como plano de fundo o presidencialismo de coalizão brasileiro. Também se analisam o custo das derrotas sofridas na aprovação de MPs e como elas afetaram a agenda de políticas públicas programáticas do presidente Jair Bolsonaro. Para isso, aprofundou-se na análise da MP Nº895, que propõe a criação do projeto ―ID Estudantil‖, um dos principais programas no Ministério da Educação em 2019. Entre os principais fundamentos teóricos do estudo, estão os trabalhos de Sérgio Abranches (1988), Octavio Amorim Neto (2006) e Figueiredo e Limongi (1999). Os dados empíricos produzidos são majoritariamente quantitativos e foram elaborados a partir da sintetização de informações disponibilizadas no site do Planalto.