A gestão das políticas docentes pelos sistemas educacionais brasileiros: estado da arte e propostas para o futuro.

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Orientador
Cuffa, Marina de
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
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Fascículo
Resumo
A pandemia do novo coronavírus, que teve início em 2020, comprometeu de forma substantiva a oferta educacional em diversos países e o impacto nos resultados de aprendizagem dos estudantes da educação básica foram substantivos. Procurando contribuir com o aprimoramento das políticas docentes e contextualizando seu papel na retomada das trajetórias de aprendizagem dos estudantes brasileiros, o presente trabalho sistematiza evidências encontradas na literatura sobre a profissão docente, desde a atratividade para a carreira até os processos de avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes em exercício. A partir da sistematização, o cenário brasileiro nos diferentes tópicos tratados é confrontado com os achados e boas práticas de outros sistemas de ensino. Por fim, é apresentado um estudo de caso sobre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e as suas propostas de mudança e aprimoramento da profissão docente em busca de maior eficácia dos professores em sala de aula.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
Machado, Laura Muller
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
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