Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5291
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A gestão das políticas docentes pelos sistemas educacionais brasileiros: estado da arte e propostas para o futuro. |
Author: | Cordeiro, Daniel Ramos |
Examination board: | Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro Machado, Laura Muller |
Advisor: | Cuffa, Marina de |
Academic degree: | Especialização (Lato sensu) |
Publication Date: | 2021 |
Original Abstract: | A pandemia do novo coronavírus, que teve início em 2020, comprometeu de forma substantiva a oferta educacional em diversos países e o impacto nos resultados de aprendizagem dos estudantes da educação básica foram substantivos. Procurando contribuir com o aprimoramento das políticas docentes e contextualizando seu papel na retomada das trajetórias de aprendizagem dos estudantes brasileiros, o presente trabalho sistematiza evidências encontradas na literatura sobre a profissão docente, desde a atratividade para a carreira até os processos de avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes em exercício. A partir da sistematização, o cenário brasileiro nos diferentes tópicos tratados é confrontado com os achados e boas práticas de outros sistemas de ensino. Por fim, é apresentado um estudo de caso sobre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e as suas propostas de mudança e aprimoramento da profissão docente em busca de maior eficácia dos professores em sala de aula. |
Keywords in original language : | políticas públicas professores COVID-19 desenvolvimento profissional de professores avaliação de professores |
Abstract: | The new coronavirus pandemic, which began in 2020, substantially compromised the educational offer in several countries and the impact on the learning outcomes of students in K-12 education was substantial. Seeking to contribute to the improvement of teaching policies and contextualizing their role in resuming the learning trajectories of Brazilian students, this paper organize evidence found in the literature about the teaching profession, from the attractiveness for the teaching career to the processes of assessment and professional development of acting teachers. From the systematization, the Brazilian scenario in the different topics covered is confronted with the findings and good practices of other education systems. Finally, a case study is presented on the Department of Education of the State of São Paulo and its proposals for changing and improving the teaching profession in search of greater teacher efficacy in the classroom. |
Keywords (english terms): | public policies teachers COVID-19 teacher professional development teacher assessment |
Language: | Português |
CNPq Area: | Ciências Sociais Aplicadas |
Copyright: | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM |
Appears in Collections: | Programa Avançado em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIEL RAMOS CORDEIRO - Trabalho.pdf | DANIEL RAMOS CORDEIRO - Trabalho | 2.62 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DANIEL RAMOS CORDEIRO - Termo de Autorização.pdf | DANIEL RAMOS CORDEIRO - Termo de Autorização | 179.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.