Coleção de Artigos em Andamento [Working Papers]
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Working Paper O impacto do crescimento dos fundos de PE e VC no desempenho dos investimentos(2015) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Moreira, Lucas do AmaralO objetivo desse trabalho é investigar o desempenho dos investimentos de PE e VC à medida que as organizações ganham reputação e captam fundos maiores. Esse estudo é o primeiro feito no Brasil com base em informações oriundas de PPMs (Private Placement Memorandum), que contém dados sobre desempenho de investimentos, data de entrada e de saída, e outras características dos fundos e gestoras. Observou-se que o aumento do número de investimentos gerenciados simultaneamente por organizações de PE tem efeito negativo sobre o desempenho. Interpreta-se que há dificuldade de se encontrar bom capital humano em quantidade suficiente para suprir a necessidade de crescimento em PE, e há perda de comunicação e coordenação entre a equipe à medida que essa cresce. Em VC, diferentemente de PE, um maior número de investimentos gerenciados simultaneamente tende a aumentar o desempenho. Uma possível interpretação é que as organizações de VC têm níveis de atenção diferentes para investimentos: empreendedores com sucesso em atingir e superar metas recebem muita atenção, enquanto que os que não atingem deixam de receber atenção. Com isso, o custo de perda de coordenação entre a equipe e perda de qualidade das informações é menor, e é inferior ao ganho de compartilhamento de informações entre empresas investidas e potencial sinergia do uso da rede de contatos. Encontrou-se que o ticket do investimento tem relação negativa com o desempenho do fundo, mas não se encontrou relação relevante com o tamanho do fundo.Working Paper The effectiveness of a multi-channel marketing approach for relationship management: a study in the context of private pension plans(2016) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; DANNY PIMENTEL CLARO; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, C.The relational approach is based on a model that uses multiple marketing channels and services to promote contacts between the customer and the firm. But to which extent do firms benefit from using multiple marketing channels with their customers? This study aims to understand the effectiveness of adopting a multi-channel approach. This effectiveness is measured with the impact on customer lifetime value (CLV). We argue that not all marketing channels have a significant, positive effect on customer value, and that when it is significant, that effect is moderated by the customer time of permanence in the firm, and by the amount of products held by the customer. We find that not all channels have a positive and significant effect over CLV, and thus, firms may want to re-consider the allocation of resources to some of the used channels. We also confirm the moderating effect of the considerable variables for some of the channels. This research contributes to marketing theory in the sense that it shows that not all marketing channels have a significant impact over customer value. It also provides an insightful way of categorizing marketing channels, distinguishing between push and pull channels. In managerial terms, results indicate that marketing managers can enhance customer value, redefining marketing strategies and relationships through the provision and activation of multiple contact channels with customers, yet properly selected as not all channels have a positive impact on CLV.