Coleção Insper Business and Economics Working Papers
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Working Paper Increasing Salesperson Performance With Social Capital: The Impact of Centrality, Tie Strength and Network Diversity(2008) DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Sílvio Abrahão; Gonzalez, GabrielWorking Paper “Brasil mostra a tua cara” Aspectos Regionais da Cultura Brasileira e suas Implicações(2008) DANNY PIMENTEL CLARO; SILVIO ABRAHAO LABAN NETO; Strehlau, Vivian IaraDevido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios, em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Este trabalho procura identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. A revisão teórica aborda cultura e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach. Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância da imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor destacam-se em São Paulo. Os resultados mostram que existe um corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e família. Este estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e, essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.Working Paper Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Desenvolvimento e Consolidação(2009) Rossi Júnior, José Luiz; Laban Neto, Sílvio Abrahão; DANNY PIMENTEL CLARO; Bolzani, Luciana Corrêa; Yaksic, JussaraO trabalho apresenta e analisa os resultados do índice de confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) referentes às coletas realizadas no último trimestre de 2008, primeiro e segundo trimestres de 2009. Além disso, o trabalho estuda a correlação entre o IC-PMN e os principais índices de confiança brasileiros e internacionais e fornece uma primeira evidência acerca da utilidade do índice para prever algumas várias macroeconômicas. Os resultados indicam que o empresário brasileiro de pequenos e médios negócios encontrava-se otimista com relação à trajetória da economia antes da crise financeira mundial. A crise resultou em uma queda significativa da confiança do empresariado, mas os resultados referentes à última coleta com medições para as expectativas referentes ao 3° trimestre de 2009 indicam o arrefecimento da crise, demonstrado através de um aumento da confiança do empresário de pequenos e médios negócios. Por fim, o trabalho mostra que o IC-PMN apresenta um comportamento semelhante a de outros índices e confirma a possibilidade de ser usado como um indicador antecedente da trajetória de algumas variáveis macroeconômicas como o PIB, produção industrial e consumo.Working Paper Estimating Claim Size and Probability in the Auto-insurance Industry: the Zero-adjusted Inverse Gaussian (ZAIG) Distribution(2009) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLARO; Caetano, Marco Antonio Leonel; RINALDO ARTESThis article aims at the estimation of insurance claims from an auto data set. Using a ZAIG method, we identify factors that influence claim size and probability, and compared the results with the analysis of a Tweedie method. Results show that ZAIG can accurately predict claim size and probability. Factors like territory, vehicles´ advanced age, origin and body influence distinctly claim size and probability. The distinct impact is not always present in Tweedie’s estimated model. Auto insurers should consider estimating risk premium using ZAIG method. The fitted models may be useful to develop a strategy for premium pricing.Working Paper Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Metodologia e Resultados Preliminares(2009) Rossi Júnior, José Luiz; Laban Neto, Silvio Abrahao; DANNY PIMENTEL CLARO; Lucci, Cíntia Retz; Bolzani, Luciana Corrêa; Carvalho, Marina Delmondes deO trabalho apresenta a metodologia utilizada na construção do índice de confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) e analisa os resultados da primeira coleta realizada no último trimestre de 2008. Os resultados indicam que o empresário brasileiro de pequenos e médios negócios encontra-se otimista com relação à trajetória da economia, mas a crise financeira mundial já começa a afetar a confiança dos empresários. Os resultados também indicam que os empresários demonstram mais otimismo em relação à sua própria trajetória do que em relação ao panorama econômico geral. Além disso, os empresários da região nordeste indicam estar mais otimistas que seus pares em outras regiões.Working Paper Estimating claim size and probability in the auto-insurance industry: the zeroadjusted Inverse Gaussian (ZAIG) distribution(2009) DANNY PIMENTEL CLAROThis article aims at the estimation of insurance claims from an auto data set. Using a ZAIG method, we identify factors that influence claim size and probability, and compared the results with the analysis of a Tweedie method. Results show that ZAIG can accurately predict claim size and probability. Factors like territory, vehicles´ advanced age, origin and body influence distinctly claim size and probability. The distinct impact is not always present in Tweedie’s estimated model. Auto insurers should consider estimating risk premium using ZAIG method. The fitted models may be useful to develop a strategy for premium pricing.