Coleção de Textos para Discussão [Discussion Papers]
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Texto para discussão Desigualdade racial no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)(2023) Ferreira, Francisco; França, Michael; Portella, AlyssonNas últimas décadas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por diversas transformações e, atualmente, representa o principal exame de acesso ao ensino superior público e aos programas do governo federal que fornecem bolsas e financiamento em instituições privadas. Diante disso, o objetivo desse relatório é apresentar um conjunto de estatísticas relacionadas ao acesso e desempenho no ENEM entre os anos de 2010 e 2019. Quanto ao acesso, os resultados indicam que houve um aumento do número de negros por um curto período. Em relação ao desempenho, observou-se que, em média, os candidatos negros estão ficando para trás em relação aos seus pares brancos.Texto para discussão Desigualdade racial na educação básica(2023) Barbosa, Gerrio; França, Michael; Portella, AlyssonDesde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e uma das principais formas de monitorar a qualidade da educação básica do Brasil. Este relatório usa informações dessa avaliação para apresentar uma descrição das desigualdades raciais no desempenho dos alunos nos testes de Português e Matemática, compreendendo o período de 2007 a 2019. As evoluções e comparações ao longo dos anos são realizadas por meio de médias, hiatos de desempenho e o Índice de Equilíbrio Racial (IER). Os resultados encontrados apontam para um crescimento das medias gerais dos testes no período, porem, acompanhados do aumento das disparidades de desempenho entre negros e brancos. Quando analisa-se os níveis de aprendizado, os negros estão sobrerepresentados na escala “Insuficiente“ de aprendizado, enquanto os brancos estão sobrerrepresentados no nível “Avançado” de desempenho. Em relação ao gênero, as mulheres dominam as melhores notas em Português, ao passo que os brancos têm as melhores notas em Matemática.