Coleção de Textos para Discussão [Discussion Papers]

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3229

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 21
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de pesquisa
    Operating partners no Brasil
    (2024) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Gallucci, Humberto; Marca, Natasha La
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Mapa da Desigualdade Racial na Violência
    (2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Nascimento, Fillipi; Portella, Alysson; Santos, Alisson
    O presente relatório é primeiro de um trabalho mais amplo de mapeamento da desigualdade racial na violência. Apresentamos diversas estatísticas relacionadas à evolução da taxa de homicídios e do Índice de Equilíbrio Racial por grupo de raça/cor entre 2010 e 2020. Como resultados iniciais, verificamos que: i) o percentual de pessoas negras vítimas de homicídios aumentou ao longo do tempo; ii) a taxa de homicídios entre indígenas teve um aumento expressivo, sobretudo, na região Norte; iii) nas regiões Sul e Sudeste, as taxas de homicídios de pessoas de cor preta são as maiores e, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as maiores taxas são as de cor parda; iv) todas regiões do país tiveram uma piora no Índice de Equilíbrio Racial dos homicídios no período analisado; v) a região Sul não tinha desequilíbrio racial em 2010 e, apesar de o índice ter aumentado ao longo do tempo, ele permanece relativamente baixo frente às demais regiões; vi) a região Nordeste apresenta o maior desequilíbrio racial nos homicídios; viii) os estados do Brasil mais desequilibrados racialmente são: Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Desigualdade racial no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
    (2023) Ferreira, Francisco; França, Michael; Portella, Alysson
    Nas últimas décadas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por diversas transformações e, atualmente, representa o principal exame de acesso ao ensino superior público e aos programas do governo federal que fornecem bolsas e financiamento em instituições privadas. Diante disso, o objetivo desse relatório é apresentar um conjunto de estatísticas relacionadas ao acesso e desempenho no ENEM entre os anos de 2010 e 2019. Quanto ao acesso, os resultados indicam que houve um aumento do número de negros por um curto período. Em relação ao desempenho, observou-se que, em média, os candidatos negros estão ficando para trás em relação aos seus pares brancos.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Desigualdade racial na educação básica
    (2023) Barbosa, Gerrio; França, Michael; Portella, Alysson
    Desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e uma das principais formas de monitorar a qualidade da educação básica do Brasil. Este relatório usa informações dessa avaliação para apresentar uma descrição das desigualdades raciais no desempenho dos alunos nos testes de Português e Matemática, compreendendo o período de 2007 a 2019. As evoluções e comparações ao longo dos anos são realizadas por meio de médias, hiatos de desempenho e o Índice de Equilíbrio Racial (IER). Os resultados encontrados apontam para um crescimento das medias gerais dos testes no período, porem, acompanhados do aumento das disparidades de desempenho entre negros e brancos. Quando analisa-se os níveis de aprendizado, os negros estão sobrerepresentados na escala “Insuficiente“ de aprendizado, enquanto os brancos estão sobrerrepresentados no nível “Avançado” de desempenho. Em relação ao gênero, as mulheres dominam as melhores notas em Português, ao passo que os brancos têm as melhores notas em Matemática.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Desafios na Coleta de Dados Raciais na Educação Brasileira
    (2024) Barbosa, Gerrio; Duque, Daniel; Ferreira, Francisco; França, Michael
    Esta nota técnica apresenta algumas estatísticas relacionadas a falta de informação na autodeclaração de cor/raça nos principais repositórios de dados educacionais no Brasil: Saeb, Censo Escolar e ENEM. No Saeb, a ausência de autodeclaração parece estar mais relacionada a não realização do exame do que a vontade dos alunos em declarar sua cor/raça. No Censo Escolar, há uma proporção maior de estudantes não classificados racialmente, sendo sugerido que as informações raciais do Saeb, especialmente para os 5º e 9º anos do EF, sejam mais confiáveis. Quanto ao ENEM, a transição para inscrições online a partir de 2010 reduziu significativamente os dados ausentes, destacando a eficácia do formato online. Assim, recomenda-se que o Saeb e o Censo Escolar também adotem o preenchimento online do questionário para melhorar a qualidade dos dados e das pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Brancos e Negros na Distribuição de Renda
    (2024) França, Michael; Portella, Alysson; Souza, Erivelton
    Este estudo abordou a composição racial da população brasileira em aspectos do mercado de trabalho e renda, evidenciando a sobrerrepresentação da população negra nos estratos de menor renda, ao passo que há uma sub-representação nos estratos mais elevados. As disparidades identificadas refletem-se em outras dimensões da vida, como taxas de extrema pobreza mais altas entre negros, especialmente no Nordeste, chegando a aproximadamente 20% em 2022. Além disso, a presença reduzida de negros em cargos gerenciais, em comparação com sua proporção na população total, destaca barreiras que comprometem a equidade no mercado de trabalho. O desfecho desses padrões sublinha a significativa desigualdade socioeconômica e racial no Brasil, evidenciando notáveis discrepâncias entre os estratos mais altos de renda entre brancos e os estratos mais baixos entre negros, com uma diferença de 90 vezes no Nordeste e 30 vezes no Sul.
  • Imagem de Miniatura
    3 Marias: de mulheres para mulheres
    (2022) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Balian, José Eduardo Amato
    Objetivo do caso: ajudar estudantes a avaliar as dificuldades do processo empreendedor, observando as particularidades que envolvem a concepção do negócio e sua validação, a distância entre o conceito do negócio e sua efetiva operacionalização e monetização. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: o caso favorece reflexões acerca das metodologias adotadas no processo de validação do modelo de negócio, bem como a construção do seu MVP. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno a capacidade de avaliar o processo adotado de validação do modelo de negócio, desde as entrevistas até o MVP. Relevância/originalidade: estimular a discussão crítica acerca da construção do MVP de uma startup. O caso, também, proporciona um debate sobre o abismo existente entre a concepção do modelo de negócio e sua operacionalização, inclusive no que tange à sustentabilidade financeira do modelo proposto. Contribuições sociais / para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo de validação do modelo de negócio à construção de um MVP, bem como desenvolver um modelo de sustentação financeira de um empreendimento de impacto social.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade
    (2020) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Ferreira, Fernando Coelho Martins; Balian, José Eduardo Amato
    Objetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável. Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas. Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    GERA Venture Capital: Escalando Oportunidades Educacionais para Jovens de Baixa Renda (Parte B)
    (2014) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Pongeluppe, Leandro S.; Ito, Nobuiuki Costa
  • Imagem de Miniatura
    Texto para discussão
    GERA Venture Capital: Escalando Oportunidades Educacionais para Jovens de Baixa Renda (Parte A)
    (2014) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Pongeluppe, Leandro S.; Ito, Nobuiuki Costa