Desafios na Coleta de Dados Raciais na Educação Brasileira

Imagem de Miniatura

Autores

Barbosa, Gerrio
Duque, Daniel
Ferreira, Francisco
França, Michael

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Texto para discussão

Data

2024

Unidades Organizacionais

Resumo

Esta nota técnica apresenta algumas estatísticas relacionadas a falta de informação na autodeclaração de cor/raça nos principais repositórios de dados educacionais no Brasil: Saeb, Censo Escolar e ENEM. No Saeb, a ausência de autodeclaração parece estar mais relacionada a não realização do exame do que a vontade dos alunos em declarar sua cor/raça. No Censo Escolar, há uma proporção maior de estudantes não classificados racialmente, sendo sugerido que as informações raciais do Saeb, especialmente para os 5º e 9º anos do EF, sejam mais confiáveis. Quanto ao ENEM, a transição para inscrições online a partir de 2010 reduziu significativamente os dados ausentes, destacando a eficácia do formato online. Assim, recomenda-se que o Saeb e o Censo Escolar também adotem o preenchimento online do questionário para melhorar a qualidade dos dados e das pesquisas.

Palavras-chave

Vínculo institucional

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

EDUCACAO

SOCIOLOGIA

ADMINISTRACAO PUBLICA

PROBABILIDADE E ESTATISTICA

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por