Desigualdade racial na educação básica
Autores
Barbosa, Gerrio
França, Michael
Portella, Alysson
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Texto para discussão
Data
2023
Resumo
Desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e uma das principais formas de monitorar a qualidade da educação básica do Brasil. Este relatório usa informações dessa avaliação para apresentar uma descrição das desigualdades raciais no desempenho dos alunos nos testes de Português e Matemática, compreendendo o período de 2007 a 2019. As evoluções e comparações ao longo dos anos são realizadas por meio de médias, hiatos de desempenho e o Índice de Equilíbrio Racial (IER). Os resultados encontrados apontam para um crescimento das medias gerais dos testes no período, porem, acompanhados do aumento das disparidades de desempenho entre negros e brancos. Quando analisa-se os níveis de aprendizado, os negros estão sobrerepresentados na escala “Insuficiente“ de aprendizado, enquanto os brancos estão sobrerrepresentados no nível “Avançado” de desempenho. Em relação ao gênero, as mulheres dominam as melhores notas em Português, ao passo que os brancos têm as melhores notas em Matemática.
Palavras-chave
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Idioma
Português
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