Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Aplicação da economia do crime no Brasil
    (2007) Furtado, Giovanna Maia
    Este trabalho aplica a teoria conhecida como economia do crime no Brasil. Para tal e seguindo Becker (1968), Hinderlang et al. (1978) e Cohen et al. (1981), testou-se o impacto de fatores macro e microeconômicos na criminalidade. Para a primeira etapa, dados dos Ministérios da Saúde e da Justiça e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foram utilizados para estimar os determinantes da taxa de mortalidade por agressão (incluindo homicídios e lesões provocadas por outros), proxy da taxa de criminalidade no Brasil, pelo Método Generalizado dos Momentos em Sistema, para o período de 1996 a 2004. Para a segunda etapa, procurou-se identificar os determinantes de vitimização e de notificação do crime à polícia, via modelo probit, utilizando a pesquisa de vitimização (aplicada em 2003 para o município de São Paulo pelo Instituto Futuro Brasil – IFB). A estimativa dos determinantes da taxa de criminalidade nacional indica que esta aumenta quanto maior a desigualdade de renda e a taxa de criminalidade no período anterior; e diminui quanto maior o nível de escolaridade da população e a eficiência da justiça. Os principais resultados indicam que os fatores que impactam a probabilidade de vitimização significativamente são: sexo, idade, etnia, religião, estado e país de nascimento, estado civil, condição econômica, nível de escolaridade, condição no mercado de trabalho, especificidades do ambiente em que se mora e hábitos como consumir bebidas alcoólicas – a significância dessas variáveis depende do tipo de crime em questão. Os modelos de “estilo de vida” e “oportunidade” mostram bom desempenho.
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    Dissertação
    Fatores determinantes para a presença de público no campeonato brasileiro de futebol entre 2003 E 2006
    (2007) Villar, Rodrigo Berber
    Através da estimação de uma equação de demanda de público nos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol entre 2003 e 2006, este artigo busca identificar e analisar as variáveis determinantes para a presença de público nos estádios. A especificação considera quatro grupos de variáveis explicativas: estrutura, qualidade esperada, desempenho e incerteza. A modelagem é feita através da disposição dos dados de mais de 1800 jogos em forma de painel e uma regressão por OLS. São analisados os modelos de efeitos fixos e aleatórios para determinação do modelo mais eficiente. Os resultados atestam a maioria dos impactos esperados no público, destacando-se: preço do ingresso, rivalidades locais, times visitantes de RJ/SP, desempenho recente do time mandante, ameaça de rebaixamento e promoção de distribuição de ingressos.