Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Tal pai, tal filha: como a educação dos pais influencia a vida financeira dos filhos
    (2014) Ricci, Bianca Barqueta
    Os estudos existentes demonstram uma forte relação entre educação dos pais e dos filhos no Brasil. Este trabalho tem o objetivo de estudar uma nova relação: educação dos pais e salários por hora dos filhos. Utilizando a base da PNAD de 1996, realizaram-se regressões por OLS, com correção de Heckman, entre salário por hora dos filhos e educação dos pais e foram obtidos resultados significativos e positivos. Também se realizou regressões quantílicas que resultaram em coeficientes significantes e com diferentes valores de módulo e sinal. Além disso, encontrou-se uma diferença entre o impacto da educação do pai e da mãe. O pai que possui ensino superior impacta mais o salário dos filhos do que a mães, sendo mais a impactada as filhas mulheres dos que os filhos homens.
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    Dissertação
    Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
    (2013) Chen, Jonas Honchie
    Dada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.