Mestrado Profissional em Economia

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    Expansão das fintechs e o impacto na rentabilidade dos bancos brasileiros
    (2022) Rangel, Frederico Chagas
    O objetivo desta pesquisa foi modelar como a expansão financeira das fintechs de crédito e a digitalização do setor bancário impactaram a rentabilidade dos bancos comerciais. Este estudo utiliza amostras de demonstração financeira de 85 instituições bancárias, demonstração financeira agregada das fintechs de crédito e dados da quantidade de transações via smartphones como proxy para a expansão da digitalização do setor no período de março/2011 a junho/2021. Foram aplicadas técnicas de estimação de painel dinâmico via Método Generalizado dos Momentos (GMM) em sistemas para avaliar o comportamento dos parâmetros obtidos na rentabilidade. Os modelos obtidos indicam significância estatística no aumento da rentabilidade dos bancos comerciais com a expansão das fintechs em quantidade, tamanho e, também, sobre a proxy de digitalização do setor com as transações via smartphone. Houve aumento da eficiência operacional no período, possível explicação do impacto positivo para os bancos comerciais com a expansão destes novos players, uma vez que o setor se beneficia em economias de rede. Já a expansão dos ativos líquidos de curto prazo como depósitos e investimentos indicaram impacto negativos para a rentabilidade dos bancos comerciais. Possíveis motivos para o resultado obtido são a competição pelos mesmos clientes entre bancos comerciais e fintechs de crédito sugerido pelo impacto negativo da liquidez destes novos players e a diminuição dos padrões de risco de crédito no período de estudo. Houve crescimento de crédito, porém sua qualidade diminuiu com o aumento das provisões para riscos de inadimplência, enquanto a eficiência operacional aumentou em linha com o esperado dado a digitalização do setor.