Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Qualidade da educação e crescimento econômico: uma abordagem entre estados brasileiros
    (2015) Luz, Victor Eduardo Braga
    O estudo da educação se torna cada vez mais importante, principalmente com a introdução do capital humano nos modelos de crescimento econômico. O presente trabalho testa, para o caso brasileiro, a predição de Aghion et al (2005), de que quanto menor for a distância de um estado em relação à fronteira, maior deve ser a alocação dos investimentos educacionais nos níveis superiores. São incluídos no modelo dados relativos à qualidade de ensino para três níveis educacionais. Os resultados obtidos através do cálculo dos parâmetros pelo método de mínimos quadrados ordinários foram na mesma direção dos resultados obtidos por Aghion et al (2005), mesmo com a inclusão da qualidade da educação no modelo
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    Dissertação
    Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
    (2012) Barros, André Lahóz Mendonça De
    O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.