Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Modelo de cinco fatores de Fama e French: o caso do mercado brasileiro(2015) Ruiz, Rodrigo HernandesFama e French (2015) propuseram um novo modelo, o modelo de precificação de ativos de cinco fatores, adicionando duas novas variáveis (Rentabilidade e Investimento) ao modelo de três fatores (Mercado, Tamanho e Valor) proposto por Fama e French (1993). Tentamos adaptar o modelo de cinco fatores para o mercado brasileiro para avaliar a relevância de cada fator. Os principais resultados são que, o modelo de cinco fatores, assim como observado nos Estados Unidos, tem desempenho melhor em relação ao modelo de três fatores. Os fatores Tamanho e Valor ainda são mais importantes para entender o retorno dos ativos; e não podemos afirmar que o fator Valor se torna redundante para o mercado brasileiro, quando os fatores Rentabilidade e Investimento são adicionados.Dissertação Fatores comuns de mercado, tamanho, valor e diferenciais de juros nos retornos de ações do mercado brasileiro(2007) Murakoshi, Vivian Yumi YoshimotoEste artigo busca entender a existência de influências sistemáticas nos retornos de ações brasileiras no período de Julho de 1996 a Dezembro de 2005. Mostra-se que a inclusão de fatores relacionados ao excesso de retorno da carteira de mercado, ao tamanho, ao valor da empresa, aos diferenciais de juros relacionados ao prêmio de risco de crédito e de prazo, em nível e variação, traz maior ganho na explicação da variação dos retornos das carteiras em relação ao CAPM. A evidência de prêmios não nulos associados aos fatores relacionados à carteira de mercado, ao valor e às inovações nos prêmios de risco de crédito e de prazo sugerem a utilização de um modelo multifatorial de apreçamento de ações para o mercado nacional.