Modelo de cinco fatores de Fama e French: o caso do mercado brasileiro

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Orientador
Brito, Ricardo Dias De Oliveira
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2015
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Fascículo
Resumo
Fama e French (2015) propuseram um novo modelo, o modelo de precificação de ativos de cinco fatores, adicionando duas novas variáveis (Rentabilidade e Investimento) ao modelo de três fatores (Mercado, Tamanho e Valor) proposto por Fama e French (1993). Tentamos adaptar o modelo de cinco fatores para o mercado brasileiro para avaliar a relevância de cada fator. Os principais resultados são que, o modelo de cinco fatores, assim como observado nos Estados Unidos, tem desempenho melhor em relação ao modelo de três fatores. Os fatores Tamanho e Valor ainda são mais importantes para entender o retorno dos ativos; e não podemos afirmar que o fator Valor se torna redundante para o mercado brasileiro, quando os fatores Rentabilidade e Investimento são adicionados.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Guillen, Osmani Teixeira De Carvalho
Área do Conhecimento CNPQ
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