Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Impacto de Venture Capital Independent e Corporate Venture Capital nas rotas de saída de startups americanas de inteligência artificial (2013–2024).(2024) Rocha, Luiz Henrique FelipeEsta dissertação tem como objetivo investigar a dinâmica das startups americanas que desenvolveram e produziram inteligência artificial (IA) no período de 2013 a 2024, analisando o impacto de investidores do tipo Corporate Venture Capital (CVC) e Independent Venture Capital (IVC ou VC) em startups que já receberam ao menos um aporte do tipo Série A. Os resultados evidenciam que a presença de CVC e IVC contribui para a maior probabilidade de fusões e aquisições (M&A), sugerindo que tanto o capital corporativo quanto o independente desempenham papel relevante na definição de rotas de saída das empresas. No entanto, diferentemente de parte da literatura, não foram encontradas evidências sólidas de que esses investidores auxiliem as startups a permanecerem mais tempo no mercado em busca de novas rodadas (follow on), apontando para a existência de fatores adicionais que podem influenciar a decisão de continuar captando recursos ou de buscar uma saída estratégica.Dissertação The impact of ownership concentration on the success of M&A deals: evidence from Brazil(2021) Seiça, Manuel Nunes de Sousaste trabalho explora o impacto de eventos de M&A na performance de empresas Brasileiras, bem como o dúbio efeito imposto pela concentração de participação na empresa, no sucesso destas operações, durante o período entre 2008 e 2020. O recente aumento no número deste tipo de negócios patrocinados por empresas Brasileiras motivou uma nova onda de investigação relativamente aos efeitos destas operações e às suas especificidades. Uma vez que se trata de um fenómeno recente, há ainda significantes falhas na literatura a ele associada, que este trabalho pretende colmatar. Nomeadamente, investiga se as atividades de M&A de facto agregam valor às empresas Brasileiras ou não, e estuda como os conflitos de agência tipo I e tipo II afetam os retornos anormais das ações das empresas aquisitivas. Ao entender a relação entre a concentração da estrutura acionista e ambos os tipos de conflitos de agência, é possível inferir o efeito líquido que um aumento de concentração da estrutura acionista tem no sucesso de eventos de M&A. Apesar de controversa, a metodologia “event study” é utilizada, e são construídos modelos de “multiple linear regressions”. É hipotetizado que deals de M&A adicionem valor às empresas aquisitivas e que maior concentração da estrutura acionista resulta no abate do conflito de agência tipo I, afetando positivamente o sucesso de negócios de M&A, ao mesmo tempo que aciona o conflito de agência tipo II, afetando negativamente os resultados de eventos de M&A. Os resultados conferem uma base sólida para suportar ambas as hipóteses descritasDissertação A decision-theoretic model for M&A sale processes(2016) Prando, Thiago Gonzaga De Camargo FerreiraDissertação Uma investigação sobre como a valoração do mercado (momentos de alta e de baixa) influencia o desempenho das operações de fusões e aquisições no Brasil(2009) Batista, Denis BarreiraO objetivo desta Tese é estudar como o nível de valoração do mercado no momento do anúncio de uma operação de fusão e aquisição (F&A) impacta a performance de ações de empresas compradoras. Isto é, se o fato de uma aquisição ocorrer em um momento de alta (ações superavaliadas) ou baixa valoração (ações subavaliadas), relaciona-se com o desempenho de operações de F&A. A amostra de dados contém 110 operações de fusões e aquisições ocorridas no Brasil entre 1993 e 2007, nas quais a empresa compradora tem ações negociadas na BOVESPA. O desempenho das operações de F&A foi medido pelo retorno anormal acumulado das ações das empresas compradoras ao redor do dia do anúncio e após um ano da operação. A metodologia empregada consiste em testes de diferença de média e regressões robustas a heterocedasticidade, controlando-se por outras variáveis que influenciam o desempenho de operações de F&A. Os resultados indicam que o nível de valoração do mercado no momento do anúncio do negócio tem influência no desempenho das ações da compradora tanto no curto quanto no longo prazo. As evidências encontradas suportam que as operações de F&A anunciadas em momentos de aquecimento do mercado apresentaram retornos inferiores aos de meses de baixa valoração no curto prazo e superiores no longo prazo.