The impact of ownership concentration on the success of M&A deals: evidence from Brazil
Autores
Seiça, Manuel Nunes de Sousa
Orientador
Gonçalves, Adalto Barbaceia
Co-orientadores
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2021
Resumo
ste trabalho explora o impacto de eventos de M&A na performance de empresas Brasileiras, bem como o dúbio efeito imposto pela concentração de participação na empresa, no sucesso destas operações, durante o período entre 2008 e 2020. O recente aumento no número deste tipo de negócios patrocinados por empresas Brasileiras motivou uma nova onda de investigação relativamente aos efeitos destas operações e às suas especificidades. Uma vez que se trata de um fenómeno recente, há ainda significantes falhas na literatura a ele associada, que este trabalho pretende colmatar.
Nomeadamente, investiga se as atividades de M&A de facto agregam valor às empresas Brasileiras ou não, e estuda como os conflitos de agência tipo I e tipo II afetam os retornos anormais das ações das empresas aquisitivas. Ao entender a relação entre a concentração da estrutura acionista e ambos os tipos de conflitos de agência, é possível inferir o efeito líquido que um aumento de concentração da estrutura acionista tem no sucesso de eventos de M&A. Apesar de controversa, a metodologia “event study” é utilizada, e são construídos modelos de “multiple linear regressions”. É hipotetizado que deals de M&A adicionem valor às empresas aquisitivas e que maior concentração da estrutura acionista resulta no abate do conflito de agência tipo I, afetando positivamente o sucesso de negócios de M&A, ao mesmo tempo que aciona o conflito de agência tipo II, afetando negativamente os resultados de eventos de M&A. Os resultados conferem uma base sólida para suportar ambas as hipóteses descritas
Palavras-chave
M&A; Brasil; Conflito de Agência; Concentração de Participação
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Inglês
Notas
Membros da banca
Demirci, Irem
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra