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Type: Dissertação
Title: The impact of ownership concentration on the success of M&A deals: evidence from Brazil
Author: Seiça, Manuel Nunes de Sousa
Co-advisor: Anjos, Fernando
Examination board: Bortoluzzo, Adriana Bruscato
Demirci, Irem
Advisor: Gonçalves, Adalto Barbaceia
Academic degree: Mestrado
Publication Date: 2021
Original Abstract: ste trabalho explora o impacto de eventos de M&A na performance de empresas Brasileiras, bem como o dúbio efeito imposto pela concentração de participação na empresa, no sucesso destas operações, durante o período entre 2008 e 2020. O recente aumento no número deste tipo de negócios patrocinados por empresas Brasileiras motivou uma nova onda de investigação relativamente aos efeitos destas operações e às suas especificidades. Uma vez que se trata de um fenómeno recente, há ainda significantes falhas na literatura a ele associada, que este trabalho pretende colmatar. Nomeadamente, investiga se as atividades de M&A de facto agregam valor às empresas Brasileiras ou não, e estuda como os conflitos de agência tipo I e tipo II afetam os retornos anormais das ações das empresas aquisitivas. Ao entender a relação entre a concentração da estrutura acionista e ambos os tipos de conflitos de agência, é possível inferir o efeito líquido que um aumento de concentração da estrutura acionista tem no sucesso de eventos de M&A. Apesar de controversa, a metodologia “event study” é utilizada, e são construídos modelos de “multiple linear regressions”. É hipotetizado que deals de M&A adicionem valor às empresas aquisitivas e que maior concentração da estrutura acionista resulta no abate do conflito de agência tipo I, afetando positivamente o sucesso de negócios de M&A, ao mesmo tempo que aciona o conflito de agência tipo II, afetando negativamente os resultados de eventos de M&A. Os resultados conferem uma base sólida para suportar ambas as hipóteses descritas
Keywords in original language : M&A
Brasil
Conflito de Agência
Concentração de Participação
Abstract: This paper explores the impact of M&A events on the performance of Brazilian firms and the dubious effects imposed by ownership concentration on the success of such deals over the 2008 to 2020 period. The recent increase in the number of deals sponsored by Brazilian companies prompted a wave of new research on the effect of this activity and its specificities. Because it is a recent phenomenon, there is still a significant gap in the literature, which this paper expects to narrow. Particularly, it investigates whether or not M&A activities add value to Brazilianfirms, and it studies how agency conflict type I and type II affect the abnormal returns of the acquiring company's shares. By understanding the relationship between ownership concentration and both types of agency conflicts, the net effect of increased levels of ownership concentration on M&A deals’ success can be inferred. Even though controversial, the event study methodology is employed, and multiple linear regression models are run. It is hypothesized that M&A events add value to acquiring firms and that ownership concentration leads to the abatement of agency conflict type I, positively affecting M&A success, while triggering agency conflict type II, negatively affecting the outcome of M&A events. Results offer solid support to accept both hypotheses.
Keywords (english terms): M&A
Brazil
Agency Conflict
Ownership Concentration
Language: Inglês
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

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