Mestrado Profissional em Economia

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    Futebol como proxy para sentimento: evidência no mercado brasileiro de ações
    (2023) Mendes, Guilherme Mucci
    Este estudo tem por objetivo investigar a hipótese de que os resultados esportivos do Campeonato Brasileiro de futebol afetam o humor dos agentes econômicos e, por consequência, o mercado de ações. É proposta uma expansão do estudo feito por Bankers (2014). Essa relação é investigada utilizando dados diários da BM&F Bovespa, no período de 02 de Janeiro de 2003 até 31 de Março de 2021, e todos os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A disputados nesse período. O método utilizado para análise é o de regressão linear múltipla em dois estágios. Usando esses modelos, não foram encontrados retornos anormais estatisticamente significativos no mercado de ações brasileiro após as partidas de futebol. Esses resultados indicam que não podemos descartar a hipótese de que o mercado de ações brasileiro seja, sob esse aspecto, eficiente. As conclusões estão em linha com o encontrado na literatura e vão de encontro com os resultado obtidos por Ashton, Gerrard e Hudson (2003) e Edmans, Garcia e Norli (2007) em trabalhos anteriores relacionados ao assunto.
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    Dissertação
    Impactos de surpresas macroeconômicas sobre o mercado brasileiro de ações
    (2014) Bastos, Erica Tostes De Siqueira Parrot
    O preço de uma ação depende diretamente das características intrínsecas da empresa que esta ação representa. No entanto, estas características explicam apenas parte das oscilações dos preços. Preços de ações podem ser afetados por condições da economia do país, decisões de política monetária, economia de outros países, ciclo da economia, setor a que pertence a ação, entre outros. Admitindo que informação antecipada já se encontra nos preços, a variável de interesse, aqui, são as surpresas. Este trabalho utiliza metodologia de estudo de eventos para investigar a relação entre surpresas em dados macroeconômicos e de política monetária, do Brasil e dos Estados Unidos, e o mercado de ações brasileiro. Encontramos evidência de que diversos dados são capazes de afetar significativamente os preços de ações. Em especial, surpresas na monetária brasileira afetam, em média, negativamente os preços de ações. Também investigamos o papel do estado da economia nesta relação e encontramos evidência de que o ciclo econômico é relevante para compreendermos o impacto de surpresas na fed fund target rate sobre o mercado de ações do Brasil. Por fim, investigamos se a relação entre surpresas macroeconômicas e os preços de ações se dá de forma homogênea, independentemente do setor ou segmento da ação. Os resultados indicam que diferentes setores ou segmentos são afetados significativamente por surpresas macroeconômicas distintas das que afetam o mercado como um todo.
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    Dissertação
    Previsibilidade de retornos diários no mercado de ações a partir de indicadores de sentimento do investidor
    (2008) Domingues, Ronald
    Neste trabalho, testamos a possibilidade de prever retornos futuros no mercado de ações a partir de indicadores de sentimento do investidor. Primeiramente, apresentamos algumas medidas de sentimento do investidor e alguns estudos que abordam a utilização desses indicadores na construção de modelos de previsão ou de precificação de ativos. Considerando os resultados pouco conclusivos desses trabalhos e algumas limitações das medidas de sentimento existentes, construímos uma pesquisa diária de sentimento em relação ao Índice Bovespa. Nessa pesquisa de sentimento, incluímos alguns mecanismos adicionais com o objetivo de reduzir os efeitos das limitações identificadas. Com base nos resultados diários entre 05/07/2005 e 28/12/2007 dessa pesquisa, testamos a existência de previsibilidade das oscilações do Índice Bovespa e a possibilidade de obtenção de lucros anormais. Para a realização dos testes de previsibilidade de retornos diários, criamos alguns modelos baseados em regressões lineares, cujos resultados indicaram ser possível antecipar oscilações do Índice Bovespa a partir dos resultados da pesquisa de sentimento ora criada. Além disso, os testes relacionados à obtenção de lucros anormais com os dados desse indicador de sentimento nos permitiram rejeitar a hipótese de que esses sejam iguais a zero.