Relatório de Iniciação Científica
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3252
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Relatório de Iniciação Científica Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira(2023) Mugnol, Júlio César BallenA pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.Relatório de Iniciação Científica Os gastos do governo durante uma Pandemia(2023) Quadros, Victor de FaroEste trabalho revisa alguns dos principais modelos de Epidemiologia e acrescenta a eles detalhes de natureza economica e social visando estabelecer um esforc¸o te ˆ orico para ´ entender como uma doenc¸a infecciosa se alastra em uma dada economia. No modelo, o governo pode realizar gastos em saude para diminuir a taxa de infectividade da doenc¸a, ´ atenuando as suas mazelas.