Relatório de Iniciação Científica

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    Relatório de Iniciação Científica
    Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
    (2023) Mugnol, Júlio César Ballen
    A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Os gastos do governo durante uma Pandemia
    (2023) Quadros, Victor de Faro
    Este trabalho revisa alguns dos principais modelos de Epidemiologia e acrescenta a eles detalhes de natureza economica e social visando estabelecer um esforc¸o te ˆ orico para ´ entender como uma doenc¸a infecciosa se alastra em uma dada economia. No modelo, o governo pode realizar gastos em saude para diminuir a taxa de infectividade da doenc¸a, ´ atenuando as suas mazelas.