Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso A relação afetiva, social e econômica do homem com o seu animal de estimação(2008) Nonino, Renata Ferraz PegoraroO principal objetivo deste trabalho era verificar a existência da projeção das características do homem no seu animal de estimação, clarificando as relação afetivas, sociais e econômicas entre o homem e seu pet. Buscando a verificação de uma relação entre estrutura familiar, renda e gastos com animais de estimação, comprovando assim a personificação dos pets e a relação íntima que o homem projeta sobre este. Apresentou-se um pouco da relação do homem com seu animal de estimação, de como ele se espelha, e até mesmo, busca suas próprias características no animal. A pesquisa conseguiu caracterizar qual o pet é o preferido entre homens e mulheres, e o perfil de gasto de cada um. Confirmou-se, ainda, neste trabalho o crescimento e o desenvolvimento do setor de pet business, o que antes era visto como um setor de baixo potencial, hoje é um mercado em grande expansão e desenvolvimento, em conseqüência da maior aproximação na relação do homem com seu pet.Trabalho de Conclusão de Curso O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo(2008) Neves, Marcela AugustoO presente estudo tem o objetivo de analisar o mercado de luxo no Brasil e sua representatividade. Além disso, destacar as questões que se referem à relação entre necessidade e satisfação pessoal, bem como entre desejo, prazer e felicidade na aquisição do luxo. Para a realização deste trabalho, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de investigação descritiva exploratória e de análise fatorial através de uma coleta de dados por meio de um questionário padronizado com indivíduos considerados pertencentes a uma classe rica. O foco do estudo recaiu sobre cinco temas: o luxo no contexto capitalista, o conceito de luxo e suas definições, os sentimentos que envolvem os consumidores desse mercado, a evolução do luxo no Brasil e a pesquisa realizada com o público.Trabalho de Conclusão de Curso Influência de óticas profissionais na avaliação de imagem de país: um estudo sobre a imagem da Argentina por dois grupos profissionais brasileiros(2010) Amaral, João Paulo VagosResumo-Foram entrevistados estudantes do nível superior de diferentes cursos de graduação seguindo um extenso questionário, de modo a formar uma imagem geral que esses possuíam da Argentina. Foram também utilizadas séries econômicas como câmbio, crescimento do PIB e volume de importação para corroborar a teoria acerca de imagem de país e os dados encontrados nas entrevistas.