Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado
    (2024) Gun, David
    O congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo
    (2016) Walder, Eduardo Fabiano
    Ao decorrer deste estudo avaliamos os custos que devem ser atribuídos ao trânsito diariamente enfrentado pelos moradores da cidade de São Paulo. Os custos do trânsito são aqui representados por uma junção de custo de oportunidade e custos efetivos da viagem. Para calcularmos estes custos serão utilizados dados retirados da pesquisa Origem e Destino realizada em 2007 pela companhia de metrô da cidade de São Paulo. Será também determinado o efeito de alguns fatores (classe social, região da cidade e meio de transporte) no custo do trânsito dos indivíduos da cidade. Este estudo comprova o problema da desigualdade social no trânsito e a enorme carência de qualidade no transporte público. Um indivíduo da classe E tende a gastar 21% mais que um da classe C no trânsito tudo mais constante.