Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Estudo da demanda e preço por ingressos de futebol: o caso do São Paulo futebol clube(2019) Veiga, Rafael PaulinoUma das maiores paixões do brasileiro é também o esporte mais famoso do mundo, o futebol. Diante desse aspecto da cultura nacional, podemos observar uma drástica mudança em como o futebol era anos atrás e atualmente. O surgimento das novas arenas e a cultura, principalmente europeia, deixada pós copa do mundo de 2014 são muito visíveis nos estádio brasileiros hoje em dia - com isso houve também uma alta valorização dos ingressos de futebol. Porém, em alguns times, o desempenho inconstante apresentado dentro de campo faz com que o valor do ingresso varie muito também. Visto isso, houve uma motivação em estudar quais variáveis impactam o preço do ingresso. A partir do público e renda do São Paulo Futebol Clube, foram analisadas as principais variáveis que afetam o valor do tíquete médio do jogo e assim poder comparar com a metodologia atual dentro dos clubes e observar se há como melhorar a precificação dos ingressos e, com isso, maximizar seu lucro.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo sobre a demanda por partidas de futebol no Brasil(2010) Iaropoli, Pedro TrindadeO futebol brasileiro possui incontestável importância no universo futebolístico mundial, e apesar de ser o principal esporte do país, essa modalidade passa por diversos problemas organizacionais. É necessário um estudo dirigido para que os clubes busquem o desenvolvimento de suas estruturas visando à melhoria do esporte nacional. Esse trabalho busca analisar os fatores que influenciam na demanda por ingressos nas partidas de futebol no Brasil, tentando entender o que incentiva o torcedor a comparecer ao estádio para assistir a um jogo através de métodos econométricos e do modelo Tobit. Para se estudar o assunto, foram analisados os jogos da série A do Campeonato Brasileiro de 2004 a 2009, que funciona pelo método de pontos corridos. Verificou-se que o planejamento econômico para fornecer uma melhor estrutura ao torcedor é fundamental para resolver o atual problema na queda da freqüência dos torcedores nos estádio brasileiros.Trabalho de Conclusão de Curso A demanda por chá no Brasil(2010) Schvartsman, Mariana Pinto PereiraEste estudo tem por objetivo entender melhor o mercado de chá no Brasil. Utiliza-se a Pesquisa de Orçamentos Familiares, de 2002-2003, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, para estimar a demanda por chá pelos domicílios brasileiros, através dos métodos de mínimos quadrados ordinários (MQO) e Tobit. Os resultados indicam que a demanda por chá é elástica, e que a elasticidade-renda é positiva e menor que um. Deve-se levar em conta a grande concentração de renda no Brasil e que esse é um estudo sobre um mercado restrito. Deste modo, caso o preço de chá aumente, a grande população brasileira que possui renda baixa irá migrar do consumo de chá para o de outra bebida.