Graduação em Economia

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Viés ideológico partidário e sua relação com o desenvolvimento econômico de governos latino-americanos: uma análise crítica sobre suas políticas e decisões
    (2024) Santos, Iago Gaspar Carrascosa
    O trabalho realizado busca analisar de forma crítica a relação do viés ideológico partidário e as tomadas de decisão econômica de governos latino-americanos em uma janela de tempo de 20 anos, 2000 a 2020, trazendo um estudo teórico e prático sobre as políticas econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Chile. Em busca de maior robustez e resultados, será utilizada como base de dados o BAP (Banco de Asserções Programáticas). Além disso, será utilizado a plataforma Bloomberg para coleta de índices financeiros, sendo possível coletar diversos tipos de dados e análises diferentes entre os governos dos países analisados ao longo do período.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?
    (2017) Bader, Stephanie
    A educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise comparativa dos ganhos de eficiência da energia solar e do gás natural no contexto brasileiro
    (2016) Baldacci, Mahya Thau
    Nas últimas duas décadas os assuntos relacionados à sustentabilidade energética e à preocupação com o meio ambiente se tornaram uma pauta importantíssima de discussão entre os diversos países, principalmente os incluídos no Protocolo de Kyoto. Desde então houve inúmeras pesquisas sobre fontes alternativas de energia, e atualmente alguns países já desenvolveram estas em suas matrizes energéticas. No Brasil este dilema está cada vez mais presente no cotidiano da população devido tanto à crise energética e hídrica quanto aos movimentos para uma matriz balanceada limpa. Assim, o objetivo desta monografia é verificar e comparar os ganhos de eficiência da energia solar, uma potencial energia renovável que vem sendo cada vez mais explorada pelo Brasil para constituir sua matriz energética, com a energia proveniente do gás natural, que além de ser o possível posicionamento brasileiro na 21ª Conferência do Clima (COP 21), também existe em abundância no território nacional. Para isso, será criado um índice através de uma análise fatorial multivariada que contempla variáveis importantes para mensurar os ganhos de eficiência de cada uma das energias para os consumidores, geradores, governo e meio-ambiente. Essas variáveis serão coletadas de três maneiras distintas: através da definição de gestão de eficiência energética para cada agente, de estudos passados e de uma pesquisa estratégica.