Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Porque a “Fintechrização” tende a ter um impacto muito maior do que as fintechs no mercado brasileiro
    (2019) Azevedo, Matheus Henrique
    “O mercado financeiro começa a ser atacado não só por agentes do mercado financeiro. E sim também por empresas que estão fora do mercado financeiro”, destaca Pedro Englert (STARTSE, 2018), ex-Sócio da InfoMoney. Segundo a PwC (2018), Fintechs são um segmento de empresas na intersecção entre os setores de tecnologia e serviços financeiros que adotam modelos de negócio escaláveis e que inovam em produtos e serviços direcionados para atender a uma determinada necessidade do cliente. São essas empresas que estão revolucionando o mercado financeiro mundial. Essa estrutura leve, com diminuição dos custos operacionais e mais convenientes (Arner, Barberis & Buckley, 2015), é o que permite que elas acessem mais assertivamente áreas onde o mercado financeiro tradicional não conseguiu dar atenção suficiente a ponto de suprir a demanda de maneira satisfatória. Essa oferta maciça, de soluções eficientes para diversas demandas não atendidas, tem levado os grandes bancos a comprar ou copiar essas fintechs, para não perderem mercado e não ficarem para trás, nessa revolução financeira e tecnológica. O Santander, por exemplo, fechou a compra da Getnet em 2014, enxergando um espaço no mercado de máquinas de adquirência. Já o Bradesco, em 2017, lançou o banco digital Next, buscando não perder esse mercado, que vem crescendo aceleradamente, tendo como principal concorrente o Nubank. Porém, esse panorama vai muito além de fintechs e dos grandes bancos. O objetivo desse trabalho é mapear o sistema financeiro brasileiro sobre a ótica da “fintecnização”, onde o principal ator das revoluções são as fintechs, mas mostrar que não são as únicas. Outras empresas, que não tem como principal atividade o ramo financeiro, estão prestando serviços financeiros no mercado, oferecendo serviços específicos, e com tamanho (atual ou potencial) relevante. A partir das informações financeiras e operacionais de algumas fintechs e comparando os serviços que elas prestam com serviços similares prestados por outras instituições, poderemos concluir se a oportunidade de criação de valor enxergada nas fintechs também está presente em outros lugares, fora da atenção do mercado nesse momento e tentar medir qual o impacto que o surgimento das fintechs teve no mercado como um todo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das fintechs no preço das ações de bancos de varejo
    (2019) Groff, Gustavo Fabricio
    Este estudo busca analisar o impacto das fintechs brasileiras, startups financeiras que tem a inovação e tecnologia como principais ferramentas para otimizar serviços ao consumidor, no preço das ações de grandes bancos de varejo brasileiros. Nos últimos anos se observou e ainda se observa um crescimento exponencial do valor de mercado dessas empresas que, por sua vez, ameaçam a posição competitiva de entidades já consolidadas, indicando que o consumidor valoriza e prefere cada vez mais serviços que ofereçam custo menor e maior praticidade. Nesse sentido, foi feito o uso do CAPM (Capital Asset Pricing Model) de 5 fatores, adaptado e estendido por Fama e French com estimação de dados em painel, para medir o impacto de uma variável adicional atrelada a fintechs no retorno esperado dos papeis de bancos de varejo incumbentes listados na bolsa brasileira. Como resultado, ao contrário do que se esperava, observou-se uma relação positiva entre o aumento de investimentos em fintechs com o retorno de grandes bancos de varejo, potencialmente sugerindo um efeito de complementariedade (e não disruptivo). No entanto, dada a baixa significância dos resultados obtidos, quaisquer conclusões e inferências para a amostra utilizada acerca do tema proposto tornam-se, também, insignificantes.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O desenvolvimento das fintechs no mercado financeiro
    (2019) Silva, Yuri Castilho da
    Os bancos tradicionais, ao longo de sua trajetória, dominaram o mercado financeiro. O fornecimento de crédito, conta corrente e carteiras de investimento são alguns dos produtos que caracterizam tais bancos. É essencial que um banco ofereça diversos produtos em sua carteira para se adequar aos diversos perfis de investidores no mercado. Isso faz com que, por exemplo, as instituições financeiras busquem inovar cada vez mais em seus produtos. No entanto, o mercado financeiro vem se transformando, se tornando cada vez mais dinâmico. A crescente modernização do mercado financeiro vem afetando, entre outros fatores, a decisão de alocação de recursos dos investidores. Os aplicadores estão cada vez mais interessados em novos produtos, com alto ou baixo risco, do que aos produtos antigos do mercado, como a poupança. Ou seja, a tradição e segurança dos principais bancos e produtos estão cada vez menos sendo fatores exclusivos de decisão. Isso faz com que novas instituições financeiras surjam, devido um maior espaço no mercado, como é o caso das Fintechs. Dado o contexto de modernização do mercado financeiro, esse ensaio tem o objetivo verificar a mudança nas instituições do mercado financeiro, através da criação de Fintechs, especificamente no mercado de crédito, e como os clientes estão se adequando a essa nova forma de instituição financeira. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma das maiores Fintechs do mercado financeiro nacional, a NUBANK.