Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Veículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo(2020) Visconde, LuccaTendo em vista o crescimento significativo da poluição atmosférica nos últimos séculos e uma atual tendência global voltada à sustentabilidade e preservação ambiental, os veículos elétricos vêm adquirindo de forma rápida maior expressividade no mercado automobilístico, sobretudo em países desenvolvidos, indicando uma possível transformação de tal setor nos próximos anos. O presente estudo busca fazer uma simulação do impacto da frota de veículos elétricos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo, propondo diferentes cenários de análise para cada município, uma vez que, no Brasil, o mercado de veículos elétricos ainda se encontra em forma embrionária. Para tal, propõe-se observar uma série de fatores que possam ter influência sob os níveis de emissões de gases poluentes, desde condições meteorológicas e fatores relacionados à gestão ambiental até a observação de greves no transporte público ocorridas na última década nos municípios, buscando complementar o estudo prévio de Stucchi (2018). A partir da utilização do método de cross section e considerando o ano de 2017 como o período de análise, o estudo busca confirmar a hipótese supracitada, fornecendo resultados robustos e consistentes de modo a indicar a importância do mesmo para a área de pesquisa em questão.Trabalho de Conclusão de Curso O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo(2020) Kalaf, Carolina Toledo de MagalhãesO congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.