Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Perfis de Investimento e Comportamento dos Participantes: Uma Análise da Migração em Fundos de Pensão no Brasil
    (2025) Maciel, Rodrigo Cesar de Cardoso
    Este estudo analisa fatores de influência na migração entre perfis de investimento, destacando como esse comportamento pode comprometer a acumulação de patrimônio no longo prazo. Analisamos a teoria microeconômica da preferência revelada, bem como conceitos da economia comportamental, incluindo a teoria do prospecto, o viés de excesso de confiança e a heurística da representatividade. O estudo quantitativo se divide em duas etapas. Na primeira aplica-se o modelo econométrico de regressão linear em painel desbalanceado, que busca investigar a probabilidade de mudança de perfil pelos participantes com base em variáveis comportamentais, institucionais e socioeconômicas. Na segunda etapa, utiliza-se o modelo econométrico de regressão linear em corte transversal, para analisar se mudanças de perfil de Investimentos prejudicam a acumulação de patrimônio. Foram analisados dados de 116.636 participantes de quatro fundos de pensão ao longo de três anos, incluindo informações como gênero, idade, performance passada dos perfis, frequência de migrações e volatilidade. Adicionalmente, explorou-se o impacto das políticas de troca de perfis na decisão dos participantes. A análise identificou padrões comportamentais, nas migrações de perfil, que comprometem os objetivos de longo prazo dos investidores. Os resultados oferecem subsídios práticos para uma compreensão mais aprofundada do comportamento dos participantes, aspecto essencial para o contínuo aprimoramento do sistema de previdência complementar no Brasil.
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    Dissertação
    Efeito de promoções sobre a demanda: Uma análise com produtos de uma franquia de cosméticos
    (2024) Carvalho, Vitor Guedes de
    Esta dissertação investigou a relação entre a promoção de vendas e a quantidade de produtos vendidos. A metodologia adotada consistiu em uma análise longitudinal, por meio de um modelo de regressão em painel, utilizando dados agrupados de quinze lojas de uma franquia de cosméticos. O objetivo foi analisar os efeitos das promoções, dos tipos de descontos, da propaganda em outdoor e de outras variáveis relacionadas às promoções sobre as vendas ao longo do tempo. Para isso, foram testadas seis hipóteses: as cinco primeiras referem-se às promoções e aos tipos de desconto utilizados pela franquia — compre 2, leve 3; PROMOBACK; desconto na mesma marca do produto; desconto progressivo; e desconto no próprio produto — e se esses fatores aumentam a quantidade vendida. A sexta hipótese postula que a propaganda em outdoor aumenta as vendas. Além disso, o estudo também analisou diferentes variáveis que podem afetar as vendas, como o lançamento de novos produtos, feriados e o preço. Os resultados evidenciaram que a promoção "compre 2, leve 3" e o desconto na mesma marca foram significativos e tiveram um impacto positivo sobre a quantidade vendida. No entanto, os outros três tipos de desconto não apresentaram significância estatística. Apesar disso, esses achados foram suficientes para afirmar que os tipos de desconto têm um efeito positivo sobre as vendas. Ademais, concluiu-se que a propaganda em outdoor também exerce um efeito positivo sobre a quantidade vendida. Este estudo contribui para o uso mais eficaz de promoções e tipos de desconto, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto individual de diferentes variáveis nas vendas.
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    Dissertação
    Efeito de promoções sobre a demanda: Uma análise com produtos de uma franquia de cosméticos
    (2024) Carvalho, Vitor Guedes de
    Esta dissertação investigou a relação entre a promoção de vendas e a quantidade de produtos vendidos. A metodologia adotada consistiu em uma análise longitudinal, por meio de um modelo de regressão em painel, utilizando dados agrupados de quinze lojas de uma franquia de cosméticos. O objetivo foi analisar os efeitos das promoções, dos tipos de descontos, da propaganda em outdoor e de outras variáveis relacionadas às promoções sobre as vendas ao longo do tempo. Para isso, foram testadas seis hipóteses: as cinco primeiras referem-se às promoções e aos tipos de desconto utilizados pela franquia — compre 2, leve 3; PROMOBACK; desconto na mesma marca do produto; desconto progressivo; e desconto no próprio produto — e se esses fatores aumentam a quantidade vendida. A sexta hipótese postula que a propaganda em outdoor aumenta as vendas. Além disso, o estudo também analisou diferentes variáveis que podem afetar as vendas, como o lançamento de novos produtos, feriados e o preço. Os resultados evidenciaram que a promoção "compre 2, leve 3" e o desconto na mesma marca foram significativos e tiveram um impacto positivo sobre a quantidade vendida. No entanto, os outros três tipos de desconto não apresentaram significância estatística. Apesar disso, esses achados foram suficientes para afirmar que os tipos de desconto têm um efeito positivo sobre as vendas. Ademais, concluiu-se que a propaganda em outdoor também exerce um efeito positivo sobre a quantidade vendida. Este estudo contribui para o uso mais eficaz de promoções e tipos de desconto, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto individual de diferentes variáveis nas vendas.