Mestrado Profissional em Administração
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3239
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Resultados da Pesquisa
Dissertação A anatomia de uma fusão: o que acontece quando a Rede D'Or adquire um hospital?(2025) Policarpo, Marcelo ApolonioEste estudo analisa a estratégia de expansão da Rede D’Or, a maior rede hospitalar privada do Brasil, por meio de fusões e aquisições entre 2010 e 2021. Com base no referencial teórico de scaling up de competências, investiga-se como a Rede D’Or replicou seu modelo de negócios nas unidades adquiridas para promover eficiência operacional e capturar valor econômico no contexto do sistema de remuneração por serviço (fee-for-service). A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa, utilizando modelos de Diferenças em Diferenças Escalonadas e Event Study, com dados qualitativos de entrevistas com gestores hospitalares. Os resultados indicam aumento significativo no percentual de leitos de UTI e na complexidade média dos leitos após a aquisição, redução na diversidade de especialidades médicas e uma expansão retardada do número de médicos. Não houve alteração estatisticamente significativa na densidade de equipamentos médicos avançados. Os resultados sugerem que o crescimento da Rede D’Or se baseia tanto em ganhos de eficiência quanto em um reposicionamento estratégico para explorar ineficiências estruturais do setor. Contribuições para a literatura incluem a evidência de como a replicação seletiva de práticas lucrativas pode moldar a oferta assistencial. Implicações regulatórias envolvem a necessidade de ajustes para garantir qualidade e equidade no acesso.Dissertação Aprendizado institucional: uma análise qualitativa dos acordos de leniência celebrados pela Controladoria-Geral da União no âmbito do combate à corrupção(2025) Souza, Ana Luiza Franco deEste estudo analisa a evolução dos acordos de leniência no Brasil entre 2017 e 2024, com ênfase no período posterior à celebração do Acordo de Cooperação Técnica de 2020. O objetivo é identificar de que forma os padrões redacionais presentes nesses instrumentos refletem um processo de aprendizado institucional. A partir de uma análise qualitativa comparativa de 30 acordos firmados pela Controladoria-Geral da União, utilizando a metodologia de Analytic Induction (AI), o estudo investiga a presença de elementos como a cooperação interinstitucional e a previsão de sanções adicionais no processo de formalização dos pactos. Além disso, contribui para a compreensão dos acordos de leniência como mecanismos estratégicos no enfrentamento da corrupção, apresentando evidências de uma transição de posturas reativas para abordagens preventivas por parte das empresas, bem como um esforço contínuo para ampliar a clareza e a previsibilidade jurídica desses instrumentos.Dissertação Desempenho das empresas de capital aberto no setor imobiliário: uma análise baseada em recursos e estratégias competitivas.(2021) Jose, Leandro FerronEste estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos resultados das empresas incorporadoras de capital aberto do setor imobiliário ao longo do tempo, relacionando estas análises com os recursos de cada empresa e suas estratégias a fim de observar suas vantagens competitivas sustentáveis. Para este estudo, através do método de pesquisa quantitativa e aplicação da técnica estatística de painel dinâmico, analisamos os dados de 11 empresas incorporadoras do setor imobiliário que possuem capital aberto na B3 no Brasil. A partir disso, definimos a variável dependente e uma lista de variáveis dependentes explicativas e de controle, que foram analisadas isoladamente e correlacionadas entre si. Os dados foram coletados por períodos trimestrais em um período de 10 anos, conforme suas disponibilidades em mercado. Os resultados obtidos através das análises das variáveis explicam a relação entre os recursos e as estratégias competitivas das empresas com o comportamento do desempenho ao longo do tempo, especificamente os ativos estratégicos, as estratégias de baixo custo e as estratégias de baixo endividamento. A maioria dos estudos relacionados à visão baseada em recursos (RBV) e à vantagem competitiva sustentável, são voltados à analise interna das empresas e utilizando o método de pesquisa qualitativa para evidenciar tais estudos. Este estudo vem preencher esta lacuna no sentido de relacionar o comportamento dos resultados com os recursos e estratégias competitivas das empresas, através de variáveis explicativas sob a ótica da estratégia.Dissertação Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca(2021) Oura, Edson AkioEste estudo analisou aspectos estratégicos da indústria automobilística na escolha entre distribuição direta e indireta e suas consequências sobre a depreciação da marca. A questão de pesquisa foi subdividida em dois estágios a) compreender os determinantes da estratégia de distribuição dos veículos de passageiros, especificamente quanto ao canal de distribuição utilizado, por venda direta, da montadora para o cliente final, ou indireta, via rede de concessionários, e b) seus efeitos sobre o valor da marca, capturado pela variação da depreciação de veículos usados no Brasil. Foi utilizada análise quantitativa com dados em painel de efeito aleatório para os dois estágios. O período analisado foi de 2003 a 2020. Foram utilizadas três bases de dados: 1- com informações de emplacamento por fabricante, grupo de modelo, mês e forma de distribuição, fornecidos peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE); 2- preço de veículos usados por fabricante, modelo, versão, ano modelo e por mês, Tabela FIPE, cedidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); 3- classificação feita com base em pesquisa feita pelo autor quanto à flexibilidade do modelo de produção, origem do veículo, se produzido localmente ou importado e concessão de incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstraram conexão significante entre a estratégia de distribuição e o valor da marca e poderão ser utilizadas pelas montadoras em ações estratégicas para preservar o valor da marca. Em adição, a análise das determinantes da estratégia de distribuição forneceu conhecimento relevante sobre o impacto da utilização de processos de LM e alterações na estrutura da demanda em consequência do aumento da servitização. O estudo apresenta algumas limitações que podem ser abordadas em estudos futuros: aprofundamento da análise do LM; detalhamento dos volumes da distribuição direta; e a inclusão de novas variáveis que podem impactar na variação da depreciação do veículo usado.