Mestrado Profissional em Administração
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Efeitos das diversificação e da experiência do franqueado na expansão de suas lojas: evidências do varejo de vestuário e calçados(2014) Silva, Claudemir De SousaEste estudo busca analisar o impacto da diversificação do franqueado e da sua experiência prévia em negócios na quantidade de lojas franqueadas que ele possui, e assim contribuir para a literatura sobre o setor de franquias. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo de setenta e um franqueados de cinco franqueadores nacionais, totalizando cento e noventa e cinco franquias, atuantes nos segmentos: vestuário feminino, vestuário unissex e calçados femininos. A análise empírica foi executada através do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, do Modelo Tobit e do Modelo de Regressão de Poisson em três modelos diferentes. Utilizaram-se os resultados do Modelo de Regressão de Poisson dado a natureza da variável dependente, positiva e não negativa, que apresentam evidências que a diversificação do franqueado, através da abertura de unidades franqueadas de diferentes marcas, influencia positivamente a quantidade de unidades que ele possui. Ainda, o modelo apresenta evidências que a experiência do franqueado, medida pela quantidade de anos dele atuando como empreendedor, está positivamente relacionada com sua expansão. Além disso, os resultados indicam que o franqueado atua regionalmente através de unidades franqueadas na mesma cidade, sugerindo que ele busca minimizar seus custos de coordenação ao diversificar.Dissertação Fatores que afetam o faturamento e o índice de retenção de alunos de franquias na área de educação(2014) Silva, José Valmir DaEste trabalho contribui com os estudos na área de franquias de educação ao trazer novos elementos para análises em relação aos motivadores para continuidade dos estudos de alunos e contribui com os profissionais da área de franquias auxiliando na identificação dos fatores que devem ser priorizados, tanto pelo franqueador para fins de um processo seletivo mais adequado, quanto pelo franqueado, o qual pode criar um plano direcionado para atração e retenção de alunos e para definir a ordem de prioridade adequada para seus investimentos. A combinação desses fatores leva a um faturamento maior e à adequação do plano de negócios. Para atingir esse resultado foi utilizada uma base de dados composta por 114 unidades localizadas no Município de São Paulo, todas do mesmo grupo franqueador, e que contém ou não as características estudadas. Foi estudada a relação entre o faturamento e o índice de retenção de alunos, indicando este último como o fator mais importante para o faturamento. O estudo inclui o impacto da formação dos pais dos alunos no índice de retenção de alunos, onde fica demonstrado que pais com formação superior tendem a manter seus filhos estudando por mais tempo. Fica demonstrado ainda que as características físicas das unidades e a formação e profissão prévias dos franqueados não têm impacto significativo para o faturamento ou para o índice de retenção de alunos. Essas informações são de grande relevância, considerando-se que este tipo de negócios é muito sensível ao volume de capital necessário.