Trabalho de Evento
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Trabalho de Evento Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas(2011) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson GuimarãesO objetivo desse estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e a probabilidade de compra da marca reposicionada. Como objeto de estudo, utilizou-se a rede de fast food McDonald’, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio, como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. A análise de dados foi feita utilizando-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da importância que o consumidor dá a uma alimentação balanceada e da frequência que o consumidor vai ao McDonald’s, e negativamente da idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que o consumidor dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca, enquanto a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim por estímulos pessoais.Trabalho de Evento Pode Ser Constrangedor, Mas Eu Encaro e Compro! – Um Estudo da Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra(2014) GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José AfonsoA literatura sobre constrangimento pode ser dividida em dois grandes temas: situações de compra e de consumo que causam constrangimento e situações em que o consumidor age para evitar experimentar esta emoção no futuro. O presente artigo aborda um terceiro tema, explorando como o consumidor se comporta em momentos que está constrangido. Entrevistas em profundidade com balconistas de farmácia e consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo resultou na elaboração de um framework conceitual (com quatro categorias Abandonar, Encorajar, Encarar e Fugir) e um conjunto de proposições.