Trabalho de Evento
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3235
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Evento Strategic Pricing Incorporating an Anticipation of Competitors' Reactions: a Study in the Auto Insurance Industry(2007) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Moura, Marcelo L.; Caetano, Marco Antônio Leonel; RINALDO ARTES; Goldberg, Marcelo B.; Silva, César E.Trabalho de Evento Trabalho de Evento O impacto de capital humano, capital social e práticas gerenciais na sobrevivência de empresas nascentes: um estudo com dados de pequenas empresas no Estado de São Paulo(2008) Mizumoto, Fabio Matuoka; RINALDO ARTES; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Hashimoto, Marcos; Bedê, Marco AurelioA literatura tem encontrado que firmas menores e mais jovens têm, em geral, maior risco de fechamento do que empresas maiores e já estabelecidas no seu setor. O objetivo da nossa pesquisa é examinar empiricamente o impacto de três fatores que podem prolongar a sobrevivência de empresas nascentes: o capital humano do empreendedor, o seu capital social, e a adoção práticas gerenciais após a nova firma ser aberta. Com base na amostra de 1.961 empresas abertas e registradas na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) entre os anos de 1999 e 2003, realizamos um estudo de cunho quantitativo para examinar a probabilidade de sobrevivência destas empresas. Algumas variáveis se mostraram estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de sobrevivência da empresa nascente – dentre elas, o grau de escolaridade do empreendedor e sua preparação prévia antes de abrir ao negócio (relacionados ao seu capital humano), a existência de pessoas na família com negócios similares (relacionada ao seu capital social) e, principalmente, a adoção de práticas gerenciais tais como a busca de antecipar acontecimentos e a procura por informações relevantes. Estes resultados ressaltam a necessidade de considerar elementos de diferentes abordagens teóricas visando explicar as chances de sobrevivência de novos empreendimentos.Trabalho de Evento O Impacto de Práticas de Service Infusion sobre as Compras(2018) RINALDO ARTES; Ramos, Carla Sofia Dias; Santos, Rafael SanchesA discussão da importância de agregar serviços aos produtos ofertados (Service Infusion - SI) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos, não é nova. No entanto, o impacto dessas ações ainda não foi muito aprofundado na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica SI com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de alguma ação de SI. Foi também analisado o efeito resultante de diferentes graus de intensidade de ações de SI, e de ações de natureza distinta. Concluímos que (i) a adoção de práticas de SI tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii)que este impacto varia de acordo com a natureza do SI, e (iii) que existe um ponto ótimo de número de ações de SI a partir da qual esse impacto se torna negativo. Para além de contribui para o arcabouço teórico, a pesquisa trás importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados da implementação de atividades de SITrabalho de Evento Is Job Satisfaction Enough? Entrepreneurial Orientation vs Internal Climate Effects on Performance(2016) RINALDO ARTES; Hashimoto, Marcos; Andreassi, Tales; Nakata, Lina EikoTrabalho de Evento Service infusion: does it always pay off?(2019) Santos, Rafael S.; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; RINALDO ARTES