O Impacto de Práticas de Service Infusion sobre as Compras

Carregando...
Imagem de Miniatura
Autores
Ramos, Carla Sofia Dias
Santos, Rafael Sanches
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Evento
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A discussão da importância de agregar serviços aos produtos ofertados (Service Infusion - SI) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos, não é nova. No entanto, o impacto dessas ações ainda não foi muito aprofundado na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica SI com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de alguma ação de SI. Foi também analisado o efeito resultante de diferentes graus de intensidade de ações de SI, e de ações de natureza distinta. Concluímos que (i) a adoção de práticas de SI tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii)que este impacto varia de acordo com a natureza do SI, e (iii) que existe um ponto ótimo de número de ações de SI a partir da qual esse impacto se torna negativo. Para além de contribui para o arcabouço teórico, a pesquisa trás importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados da implementação de atividades de SI

Titulo de periódico
EnANPAD
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação