Trabalho de Evento
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Trabalho de Evento Processo de implementação de Total Quality Management (TQM) em uma organização contábil no Brasil: uma pesquisa intervencionista(2022) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto , Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos TiomatsuEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação do Total Quality Management (TQM) em uma organização contábil. Nesse contexto, com vistas a buscar melhorias das práticas nas organizações, adotou-se a abordagem intervencionista como método de pesquisa. Isso posto, buscou-se apresentar um projeto prático sobre um tema não só de interesse para a academia, mas também para a prática profissional, transformando assim, a realidade do ambiente de negócios, com vistas a uma melhoria contínua dos seus processos, e perseguição de padrões de trabalho de nível internacional. Os pesquisadores assumiram uma posição emic e etic, ao mergulhar nos problemas da organização, e nas dificuldades da mesma, para colocar em prática um projeto de implantação do TQM. Por fim, da combinação do forte papel intervencionista do primeiro autor, surgiram os primeiros ganhos percebidos pela organização. Como, por exemplo, uma melhor organização do trabalho, e alinhamento das práticas contábeis organizacionais às práticas utilizadas nas empresas internacionais. Como principais contribuições para a teoria, verificaram-se que o papel dos empregados, em relação ao engajamento é fundamental para o sucesso dos projetos, corroborando assim estudos que verificam temas relacionados à motivação dos empregados. Em relação à prática, uma rotina de implantação é experimentada na prática, com a implantação dos Desktop Procedures (DTP), definição de uma equipe focada (usuários-chave) e o uso do Service Level Agreement (SLA). Uma intervenção de grau forte, com participação ativa do pesquisador em campo, mostrou a riqueza da interação universidade-empresa para a resolução dos problemas organizacionais complexos através de pesquisas intervencionistas.Trabalho de Evento Gestão da Qualidade Total e Oportunidades de Pesquisas em Contabilidade Gerencial: Uma Revisão Sistemática da Literatura(2022) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos TiomatsuDentro das várias técnicas de melhoria contínua, Total Quality Management (TQM) nas organizações oferece uma visão holística de melhoria da qualidade dos produtos ou serviços das empresas, para atender ou superar as expectativas dos clientes. Apesar disso há uma lacuna de estudos que sintetizem os estudos dessa técnica em conjunto com a Contabilidade. Este estudo faz uma discussão sobre os achados, tendências sobre a pesquisa atual e principalmente oportunidades de pesquisas contábeis sobre TQM, por uma revisão sistemática da literatura. Encontrou-se 57 artigos publicados nos periódicos líderes em contabilidade, gestão de negócios e operações entre os anos 2011 e 2022. O presente artigo, apresenta uma visão geral sobre o estado da arte da literatura sobre TQM quanto aos ambientes de pesquisa, as metodologias utilizadas, teorias e método de pesquisa. Os resultados mostram que ainda existem lacunas a serem exploradas quando se trata de pesquisas em TQM em periódicos de contabilidade, o que pode ser explicado pela baixa quantidade de estudos encontrados, sugerindo que pode haver um desinteresse dos pesquisadores da área de contabilidade gerencial por esse tema. Também, encontrou-se que o estudo de caso é o método de pesquisa mais utilizados pelos autores. Por outro lado, embora, os trabalhos tenham como foco TQM, percebeu-se uma multidisciplinaridade em tais estudos. Ademais, encontrou-se que a busca por compreender os efeitos nos resultados financeiras das empresas que implementaram, ou estão em vias de implementar o TQM para os pesquisadores. Por fim, alguns estudos também abordaram, o TQM em outros ambientes na Melhoria Contínua, como, por exemplo, em Supply Chain Management e Lean Manufacturing. Sugere-se que TQM tem ampla aderência em processos, e ambientes distintos nas organizações, portanto, mereceria maior atenção das pesquisas em Contabilidade Gerencial que associem essa técnica com artefatos como Activity-Based Costing, Custo da Qualidade, Lucratividade de Clientes, dentre outros.