Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Modelo preditivo de vagas de estacionamento público e o impacto na emissão de CO2(2022) Sanches, Bruno Vieira; Silva, Davi Dom Bosco; Santos, Lucas Nicascio dos; Reis, Marcelo Lisboa de CastroO maior desafio que a humanidade enfrenta hoje é alcançar a contenção do aumento da temperatura média global, idealmente abaixo de 1,5ºC. Há consenso na comunidade científica de que nos próximos anos as emissões de CO2, um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento do planeta, precisam diminuir radicalmente. A magnitude do desafio requer consequentemente um conjunto de intervenções em diferentes escalas para diminuir tais emissões. Este projeto busca minimizar as emissões geradas pelo uso de veículos a combustão durante a procura de vagas para estacionar. Em ruas movimentadas, essa procura é responsável por um aumento de 34% no tráfego[1], que, por sua vez, intensificam o aumento das emissões de CO2. Extrapolando a problemática das emissões de gases do efeito estufa, atuar sobre a otimização do tempo de busca por vaga de estacionamento tem também impactos na logística urbana e bem-estar do motorista, fatores que tornam ainda mais relevante a abordagem do tema. Olhando-se para a perspectiva das cidades, o projeto visa servir como ferramenta de intervenção de políticas públicas, uma vez que é capaz de contribuir na mitigação de vários problemas de logística urbana, desde a poluição sonora até a redução de custos logísticos que impactam toda a cadeia econômica municipal. Quanto ao âmbito do indivíduo, a utilização do modelo colabora com sua saúde socioemocional, ao reduzir níveis de estresse e ansiedade causados pelo processo de busca por estacionamentos; e também com sua saúde física, ao contribuir com a redução das emissões de partículas suspensas, e consequentemente, melhorar a qualidade do ar. Por fim, o indivíduo é diretamente impactado pela redução do tempo que é diariamente desperdiçado no processo de busca por vagas. Propõe-se então um modelo preditivo para antecipar a disponibilidade de vagas numa determinada região, gerando assim uma diminuição do tempo dessa busca, e consequentemente, redução das emissões decorrentes do processo de estacionamento. O modelo considera a atratividade da região, o número total de vagas disponíveis, o número de carros competindo pelo espaço, período do dia e o tempo que o carro permanece estacionado. Pretende-se, desse modo, estimar a diminuição nas emissões de CO2 comparando, ceteris paribus, emissões produzidas na busca de vagas sem a utilização do modelo proposto. Espera-se que ao final do projeto, a modelagem desenvolvida sirva de insumo para aplicação prática em contextos urbanos, otimizando a busca por estacionamentos, reduzindo assim o 6 tempo médio de busca, como resultado, reduzindo o volume de gás carbônico emitido no perímetro.Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem em Comunidades Socialmente Vulneráveis: o caso da Vila Nova Esperança(2019) Lee, Arthur Chun Kwang; França, Gabriel Goichman Caruso; Bomeisel, Raphael Costa de Oliveira; Alves, Vinícius RibeiroA Vila Nova Esperança (VNE) é uma comunidade em situação vulnerável na divisa municipal de São Paulo – SP e Taboão da Serra – SP. Previamente, foi identificada uma oportunidade de melhoria na gestão de resíduos recicláveis dentro da VNE, atualmente realizada de maneira informal por moradores que dessa atividade obtêm parte de seu sustento. A partir desse contexto, este projeto tem como objetivos: o refino da cadeia de reciclagem dentro da comunidade; a criação de um Banco de Alimentos onde os próprios moradores podem converter seus recicláveis por pontos que podem ser trocados por alimentos não-perecíveis, servindo, dessa maneira, como ponto de convergência de resíduos; agregar valor para os resíduos coletados no Banco, através de seu processamento e manufatura, a fim de aumentar a receita total proveniente de sua comercialização, sendo possível tornar o ciclo autossuficiente financeiramente e, assim, sustentável. Dessa maneira, os benefícios seriam tanto monetários para os moradores, revertendo resíduos em renda, como em qualidade de vida, reduzindo o volume de resíduos na comunidade. Este relatório portanto documenta uma jornada de um ano de trabalho, em que o foco de sua primeira parte foi ganhar profundidade no conhecimento do dia-a-dia dos moradores dessa comunidade e da cadeia de reciclagem na perspectiva local, estabelecer uma relação de confiança entre o grupo e a liderança da comunidade, e por último, ser capaz de elaborar uma proposta de solução sustentável e apropriável. Realizada essa etapa, o relatório irá documentar o processo de implementação da prova de conceito da solução proposta e de todos os aprendizados gerados, com o objetivo maior de fornecer as bases para a continuação do projeto pela próxima turma do Projeto Final de Engenharia - Inovação Social. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi baseada, principalmente, no IDDS Design Workbook , um conjunto de práticas de inovação social, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Olin College.