Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Incentivos Fiscais à P&D e Produtividade Total dos Fatores dos Setores da Economia Brasileira.
    (2024) Romagnolli, Guilherme Gomes
    Este trabalho tem como objetivo estudar se os incentivos fiscais à Pesquisa e Desenvolvimento de empresas trouxeram algum resultado positivo para a Produtividade Total dos Fatores dos setores da economia brasileira. Inspirando-se em Romer (1990), Hall e Jorgensen (1967), Griffith, Redding e Reenen (2003) e Kanneblay, Shimada e Negrini (2016), visa unir o raciocínio teórico a resultados empíricos em relação à PTF, P&D e leis de incentivo fiscal. Os resultados indicam que, embora as iniciativas de inovação por parte das empresas brasileiras tenham impacto positivo na Produtividade Total dos Fatores de cada setor, o apoio fiscal à Pesquisa e Desenvolvimento não mostra efeito sequer nessa variável.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investimento Direto Estrangeiro e Capacidade de Absorção: Efeitos na Produtividade dos Setores da Indústria brasileira
    (2022) Visconde, Enrico
    O principal objetivo deste trabalho é atualizar o trabalho do professor Doutor Eduardo Correia de Souza em relação ao impacto do Investimento Direto Estrangeiro sobre a produtividade em diversos setores da indústria brasileira, do ano de 2008 até a disponibilidade dos dados. Além disso, será adicionada ao estudo a capacidade de absorção dos setores da indústria que estão recebendo transferência tecnológica via Investimento Direto Estrangeiro. Também será analisado o Desenvolvimento Financeiro de alguns setores da economia que mais receberam Investimento Direto Estrangeiro. Para a realização da parte empírica será utilizado dados em painel.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Turnover de CEOs e crescimento econômico em um painel de países
    (2020) Muranaka, Alex
    Baseando-se no modelo de crescimento econômico de Acemoglu, Aghion e Zilibotti (2006), este estudo apresenta uma abordagem empírica sobre como a seletividade das empresas, medido com base no “turnover” de CEOs, pode impactar a economia de um determinado país de maneira positiva ou negativa, a depender do seu grau de distanciamento da fronteira tecnológica mundial. A metodologia empregada neste estudo é a de um “Painel com efeitos fixos” de países, estudando a relação do crescimento da PTF com o “turnover” de CEOs médio dos países, ponderado pelo tamanho e importância econômica das empresas. Ainda, um filtro sobre a construção deste “turnover” também foi aplicado por meio do método de “dicionário”, de forma a capturar apenas as demissões forçadas. Os resultados obtidos fornecem indícios parciais de que de fato há uma relação entre estas duas variáveis, no sentido em que uma estratégia de baixa seletividade pode vir a ser benéfica para o crescimento de países consideravelmente distantes a fronteira. No entanto, conforme tal distanciamento é reduzido, a manutenção deste sistema pode causar uma estagnação, impedindo a continuidade de convergência.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os impactos da abertura comercial na produtividade brasileira
    (2008) Schmidt, Herbert de Oliveira
    O Brasil passou por um processo de abertura comercial no início dos anos 90, a queda das tarifas e de barreiras não tarifárias favoreceram o crescimento do comércio brasileiro com outros países do mundo. Nesse mesmo período foi observada também uma grande elevação da produtividade em diversos setores da economia. Num cenário cada vez mais globalizado, a questão comercial está cada vez mais em discussão e a produtividade exerce um papel importante no crescimento do produto dos países. Esse trabalho analisa como o processo de abertura comercial brasileiro influenciou a produtividade através do estudo de outros trabalhos e dados disponíveis, é comparado também o caso brasileiro com outros países e verificado como anda abertura comercial e a produtividade em tempos recentes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da difusão do conhecimento e da tecnologia sobre o crescimento da TFP, pelo canal de importações de bens high tech
    (2012) Valdissera, Silvio
    Dentro do escopo das teorias endógenas de crescimento, o presente trabalho tem o intuito de testar a relação entre a produtividade total dos fatores (TFP) e o canal de comércio de bens high tech, de forma a obter evidências dos benefícios do comércio mundial para o desenvolvimento tecnológico de um país. Com base nas teorias e modelos propostos por Madsen (2007), analisa-se a o impacto dos estoques domésticos e mundiais de patentes no nível da TFP, sendo a principal variável de interesse o estoque de patentes que um país consegue capturar do outro, através da sua propensão a importar bens high tech, ponderado pelo estoque de patentes domésticos do parceiro comercial. Para tornar a análise mais profunda, proposições são feitas acerca da transferência de conhecimento do estoque mundial, notadamente sobre o canal de transmissão desse conhecimento. Como principal agente, utiliza-se o capital humano como agente de interação entre estoque mundial e TFP. Em todas as abordagens, o canal de comércio representado pelo estoque disponível para importação apresentou-se como positivo e significante, apesar dos estoques domésticos e mundiais apresentarem resultados controversos dependendo de um modelo específico. Assim, a conclusão é que o comércio tem sim um papel decisivo na evolução da produtividade total dos fatores, exercendo um impacto positivo na variável dependente, além de corroborar os resultados encontrados por Madsen, de que a importação de bens high tech tem impacto forte sobre o desenvolvimento da TFP.