Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aquecimento global: a transição para novas tecnologias limpas
    (2008) Fernandes, Rafael Varandas
    Um extenso numero de evidências científicas indicam que o Aquecimento Global é um problema real, causado principalmente pela ação do homem desde a Revolução Industrial, através da emissão de gases do efeito estufa (GEE), gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis na produção energética, industria e transporte. Mudanças Climáticas, proveniente das emissões de GEE, são uma externalidade. Dessa forma, é ofertada uma quantidade ineficiente do produto, que é maior do que quando levado em conta os custos sociais e também apresenta um preço menor. Para conter o aumento nas emissões e consequentemente evitar futuros danos ao clima do planeta, os gases do efeito estufa devem ser estabilizados na atmosfera. A estabilização deve acontecer com uma transição para uma economia limpa, menos poluente. Para isso, novas tecnologias, menos dependentes na queima de combustíveis fósseis e mais eficientes devem conduzir esse processo. No decorrer do tempo, a forma e a gravidade como o Aquecimento Global e a transição para novas tecnologias foi abordado, mudou ao passo que novas descobertas científicas foram feitas. Em 1983, a comissão Brundtland introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, em 1992, de início a importância de novas tecnologias para o crescimento sustentável, inclusive a transferência de know-how entre nações . Já o Protocolo de Kyoto em 1998, criou um tratado de redução nas emissões de caráter global. Por último, o relatório Stern, 2006, da uma abordagem geral da economia do problema, descrevendo como de extrema urgência a natureza do problema e também políticas para combate-lo. A inovação tecnológica é essencial para que o custo de novas tecnologias seja reduzido. Devido a uma série de falhas de mercado, o setor privado não conseguirá sozinho ofertar a quantidade necessária de tecnologias limpas. Cabe ao Estado identificar e dar soluções para essas barreiras, oferecendo uma estrutura de apoio e incentivo para transição de novas tecnologias.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre o preço da gasolina e a escolha por carros mais eficientes nos Estados Unidos: uma solução de mercado para a sustentabilidade
    (2010) Duarte, José Luiz Pimentel
    A preocupação com os danos que o homem vem promovendo ao longo dos anos na natureza tem aumentado constantemente, e tem sido objeto de muitos estudos e grandes encontros entre países que buscam evitar prejuízos ainda maiores ao planeta. Porém, essa monografia tem como objetivo comprovar que a preocupação com o meio ambiente não é resultado exclusivo da percepção dos danos causados, mas que tem relação direta com a oscilação de determinadas variáveis. Para isso, buscaram-se evidências que apontem que o preço da gasolina tem efeito de causalidade sobre variáveis que podem ser consideradas como indicadoras de um arranjo mais sustentável, leia-se aqui: milhas rodadas por carro, combustível consumido por carro, eficiência dos novos carros domésticos, e utilização do Etanol como combustível alternativo. Como resultado, pode-se evidenciar que as variáveis Etanol, Consumo de Combustível por Carro e Eficiência de Novos Carros Domésticos realmente são influenciadas pelo preço da gasolina, mas, por sua vez, sobre a variável Milhas Rodadas por Carro ele não produz o mesmo efeito.