Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 21
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Dívida pública e suas consequências: crescimento econômico e desigualdade na distribuição de renda no Brasil
    (2024) Cavalcanti, Sofia Lucena
    A dívida pública é um instrumento amplamente utilizado por governos para financiar suas atividades. No entanto, apesar da existência de estudos sobre a sustentabilidade da dívida, no Brasil há uma carência de análises empíricas que investiguem seus impactos sobre o crescimento econômico e a desigualdade de renda. Este estudo tem como objetivo avaliar se a dívida pública brasileira, especialmente a dívida interna, influencia o crescimento econômico e a redistribuição de renda. Utilizando métodos econométricos e dados de séries temporais, o trabalho inclui variáveis de controle como crises internacionais e risco país, buscando oferecer uma análise aprofundada. Os resultados indicam uma relação negativa entre a dívida pública e o crescimento econômico, embora não se tenha encontrado base estatística robusta para afirmar uma relação não linear. Além disso, foi observada uma relação positiva entre a dívida interna e a desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini. Por outro lado, a dívida externa não apresentou significância estatística em relação à desigualdade, sugerindo um papel menos relevante nesse contexto. O estudo contribui para a literatura ao explorar a composição da dívida pública e suas potenciais implicações, objetivando fornecer informações relevantes para a formulação de políticas públicas que busquem um equilíbrio entre financiamento estatal, crescimento econômico e promoção da igualdade social.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise e Estimativa de Impacto do Programa de Renda Básica Emergencial
    (2021) Ishiy, Victor Minori Rosetti
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e estimar o impacto do programa de renda básica emergencial na demanda agregada pelos multiplicadores de impacto dos gastos com transferências. Para isso, a abordagem escolhida foi o uso do modelo vetor de correção de erros (VECM), em conjunto com testes de raízes unitárias e cointegração. Os impactos de turbulências econômicas foram controlados pelas dummies, para a crise do subprime (2008/2009) e para a crise de 2015/2016. A base de dados utilizada é composta por séries do PIB (IBGE), dados de transferências (disponibilizado pelo Tesouro Nacional), do período entre o 1º trimestre de 2000 e o 4º trimestre de 2019, além de dados da SELIC mensal e do IPCA, para apresentar todas as informações sobre o valor do quarto trimestre de 2000. Esses dados também foram trimestralizados, dessazonalizados pelo método X-13-ARIMA e logaritimizados. Os resultados obtidos via função resposta ao impulso de choques nos gastos com transferências no PIB foram utilizados para estimar os multiplicadores de impacto para cada trimestre de 2020. A partir desses valores, foi possível estimar o impacto do auxílio emergencial na economia brasileira em 2020 e, assim, comparar o PIB observado em 2020 (com auxílio emergencial) e o PIB estimado para 2020 (sem o auxílio emergencial). Os resultados mostram que, em virtude do multiplicador de impacto das transferências, o PIB em 2020 caiu cerca de 5,35 pontos percentuais a menos do que cairia na ausência do Auxílio Emergencial (uma queda de 9,52% contra uma queda observada em 2020 de 4,17%), em função do impulso dado por esse benefício no consumo das famílias de baixa renda. Portanto, os resultados encontrados mostram que o auxílio de R$ 600,00 foi capaz de reduzir os efeitos negativos das medidas de isolamento social de maneira substancial.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Reações de suavização tributária em países de diferentes níveis de desenvolvimento
    (2021) Morige, Helena da Mata
    O presente estudo investiga as reações de suavização tributária em países de diferentes níveis de desenvolvimento. Partindo de Barro (1979), expande-se a análise para investigar diferenças nas preferências de financiamento público por grau de desenvolvimento de 16 países entre 2006 e 2015 através do modelo de escolha Mixed Logit. Dadas as principais variáveis macroeconômicas que justificam o padrão de custeio governamental a hipótese de que países avançados tendam a manter uma trajetória de tributos menos variável do que países emergentes não é rejeitada.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos da dívida pública nas taxas de investimento e crescimento de longo prazo
    (2020) Konig, Rebecca Rosenblit
    O cenário brasileiro atual é marcado por baixas taxas de investimento público, avaliadas em 15,5% do PIB no início de 2019, que diretamente se relacionam com as reduzidas perspectivas de crescimento econômico. Este cenário é agravado, de acordo com as notas técnicas divulgadas pelo Banco Central do Brasil, por uma forte dívida pública com caráter evolutivo ao longo das últimas décadas. O trabalho monográfico em questão busca discorrer sobre os impactos da dívida pública, a qual apresenta, no Brasil, característica divergente, devido aos juros da dívida se sobressaírem em relação a taxa de crescimento do país, sobre taxa de investimento público. Para a realização de tal objetivo será elaborada uma análise qualitativa dos diversos estudos publicados sobre o tema. A análise buscará comparar resultados e observações distintas sobre a temática em questão, a fim de confrontar diferentes visões sobre a relação entre ambas as variáveis. O intuito será verificar se existe certa relação entre as variáveis e caso exista, entender se a natureza do impacto é positiva ou negativa. Ademais, observada tal correlação negativa/positiva entre as variáveis analisadas, será possível discorrer qualitativamente sobre como melhorias nas receitas governamentais poderiam gerar impactos na taxa de investimento público de longo prazo. Espera-se que desta maneira, o presente trabalho contribua para o campo de estudo em questão.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Política de saneamento básico brasileiro: a trajetória e objetivos da regulação do setor
    (2020) Matuoka. Lucas Lial
    O presente trabalho avalia as políticas públicas no setor de saneamento no Brasil, assim como o papel da regulação para a eficácia destes serviços. A metodologia utilizada para essa pesquisa descritiva foi uma revisão bibliográfica. Objetivos: analisar os fatores associados à condição atual do saneamento básico no Brasil, investigar a trajetória da regulamentação das políticas de saneamento básico brasileira e possíveis impactos provocados pelo marco regulatório. Resultados: empresas públicas têm como incentivo o alcance de metas sociais, como maior abrangência de atendimento de água e esgoto à população, enquanto as privadas, devido à busca por maior rentabilidade, apresentam melhores indicadores de eficiência, revelando menores índices de perdas na distribuição e no faturamento. Conclusão: esta revisão bibliográfica não revelou discrepâncias na comparação da atuação pública ou privada no saneamento básico de modo significativo, sobretudo porque a participação do setor privado ainda não é expressiva. O que se observa é que mediante a critérios específicos, tais como indicadores de atendimento, qualidade e eficiência, são evidentes as diferenças entre esses setores.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Nudge: improving financial behaviour decisions, a literature review
    (2020) Martines, Victoria Lacerda Abreu
    Este trabalho tem como objetivo abordar a questão dos vieses cognitivos envolvidos na tomada de decisões financeiros e como os nudges podem ser uma ferramenta eficaz, tanto no espectro das políticas públicas, quanto por instituições privadas em que ambos visam a melhoria do bem estar financeiro de longo prazo da população. O presente trabalho realiza uma revisão bibliográfica e análise de aplicações práticas para, de forma comparativa, compreender o potencial dessa ferramenta e apresentar formas de uso. Há, no Brasil, amplo espaço para o desenvolvimento e aplicação de nudges nas mais variados esferas e setores em que vieses levam os indivíduos a soluções subótimas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Circular economy x fast fashion: qual será o futuro da sua roupa? Evidências econômicas para a indústria da moda
    (2020) Lenza, Bárbara Martinez Corton
    O objetivo desta monografia é, por meio de uma análise qualitativa, explorar a importância econômica da indústria da moda e os impactos que a mesma causa aos recursos naturais e a sociedade com o modelo de fast fashion. É apresentado neste trabalho na forma de revisão bibliográfica uma breve história da moda e da cadeia produtiva utilizada atualmente, conceitos importantes para a compreensão da economia circular e da economia criativa. Após alinhar os conceitos com a revisão bibliográfica, o desenvolvimento do trabalho apresenta os danos causados pela indústria da moda com o fast fashion e a necessidade de mudança para um sistema produtivo mais sustentável a longo prazo, como a economia circular. A economia criativa entra neste contexto como facilitadora desta transição de forma que instiga o uso da criatividade como matéria prima para a criação de produtos e processos. Conclui-se que apesar de já existir um reconhecimento das vantagens trazidas pela economia circular e até mesmo a economia criativa, ainda são poucas e recentes as pesquisas nesta área, o que dificulta uma motivação e aderência, tanto por parte das empresas privadas quanto dos governos, para a mudança de sistema.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Brasil e Ìndia: políticas públicas e crescimento do PIB
    (2019) Paias, Marcella Martins
    Brasil e Índia, dois países e economias de porte enorme e repressentativo na economia mundial, cheios de cultura, história, especificidades e peculiaridades. O objetivo deste estudo é explorar e entender como as políticas públicas e políticas macroeconômicas explicam e atingem a taxa de crescimento econômica de suas respectivas economicas. Foram usadas variáveis explicativas no modelo de regressão VAR e ADV, tais como taxa de inflação, investimento direto externo, taxa de câmbio, taxa de crescimento populacional, exportações e importações, grau de abertura comercial, entre outros. Desta forma, de que para ambas as economias, na obtenção de taxas de crescimento econômico mais elevadas e mantiveis no longo prazo, a taxa de investimento de médio prazo e longo prazo são fundamentais. Outro aspecto impotante se diz ao respeito dos fluxos de capitais oriundos do exterior, como Investimento Direto Externo e formação de capital fixo, os quais servem como maneira de se aumentar a poupança e o investimento na economia local, brasileira e indiana, aumentando sua participação no mercado internacional, aumentando seu grau de abertura econômica, e com isso exportações.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A Regra de Taylor no Brasil
    (2019) Basile, Henrique Podboi
    A regra de Taylor é o principal instrumento utilizado pelos bancos centrais para definir o patamar do juro. O presente trabalho buscou compreender a influência dessa regra na tomada de decisão do Banco Central do Brasil. Para isso, foi definido, primeiramente, que o modelo empírico mais adequado é o proposto por Clarida, Gali, Gertler (2000). Posteriormente, foram construídas diferentes especificações para as variáveis não observáveis da regra: o hiato do produto e o juro neutro. Utilizando combinações dessas especificações, foram geradas vinte e quatro estimações da regra monetária. Com estes resultados, construiu-se um intervalo de confiança para o patamar ótimo do juro. Como a trajetória da Selic está contida neste intervalo, concluiu-se que há uma ancoragem significativa das decisões do banco central à regra de Taylor.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre a eficácia da política fiscal no Brasil
    (2019) Pereira Gomes, Frederico Marco
    Este trabalho busca entender em termos te´oricos e emp´ıricos, a evolu¸c˜ao do multiplicador fiscal na economia brasileira assim como seus determinantes estruturais que podem tˆe lo influenciado nos ´ultimos 20 anos. As abordagens econom´etricas utilizadas adv´em da literatura de modelos multivariados de s´eries temporais e consistem na estima¸c˜ao de um VAR estrutural e a estima¸c˜ao deste modelo com o uso de uma janela m´ovel no tempo afim de tentar observar variabilidade temporal na dinˆamica entre a esfera fiscal e a demanda agregada