Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Pirataria na indústria fonográfica: uma análise dos fatores determinantes(2016) Albuquerque, Eduardo WursterO surgimento da pirataria de músicas marca uma nova época para Indústria Fonográfica. As receitas de vendas de formatos físicos de música estão passando por uma trajetória de queda. Em 2014, houve uma redução de 8,1% da receita mundial de vendas de formatos físicos. O aspecto institucional pode estar relacionado com essa queda, uma vez que o Brasil apresentou uma queda de 15,5% nas receita de vendas desse tipo nesse período. Ainda, o surgimento de serviços de música por assinatura on-line e serviços de downloads legais é de fundamental importância para o estudar a pirataria, uma vez que, em 2014, houve um aumento de 6,9% das receitas de vendas digitais. Esse trabalho encontrou indícios de que os serviços de música on-line são significantes e contribuem com a diminuição das vendas piratas. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo primário de estudar como o preço de um bem substituto, o CD original, afeta as vendas de CDs pirateados. Além disso, tem-se como objetivo secundário estudar como uma variável macroeconômica, o consumo, assim como uma variável institucional e o surgimento de alternativas legais de distribuição on-line de músicas afetam as vendas de CDs pirateados.Trabalho de Conclusão de Curso Pirataria no Brasil: fatores de influência do comportamento do consumidor(2015) Fernandes, Daniel Cappellette MonteiroA pirataria tem crescido muito nos últimos anos em todo mundo, incluindo o Brasil. A prática está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros e atingem diversos agentes na sociedade. O presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor de produtos piratas e assim identificar quais os fatores de influência que afetam as chances de consumo de cada indivíduo comprar ou não produtos piratas. Para isso foi elaborada uma pesquisa na cidade de São Paulo e via internet a fim de coletar uma base de dados para estimar um modelo econométrico logit que capta exatamente as chances de consumo dos indivíduos a partir das suas características e motivações pessoais. Os resultados obtidos nos mostram que os indivíduos que se motivam a consumir produtos piratas pela relação custo/benefício são os que têm maior chance de consumo, seguido pelos que se motivam pela facilidade de acesso e pelo desejo pessoal de ter certo produto em relação aos que não possuem tais motivações. Observou-se ainda uma menor chance de consumo para aqueles que disseram acreditar que os produtos piratas têm má qualidade e uma menor chance de consumo para cada ano a mais de vida de uma pessoa.