Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Consumo sustentável no contexto da pandemia da COVID-19(2022) Fujihara, BeatrizDe acordo com Sartori et al (2014), consumo sustentável visa uma forma de aquisição de diversos bens de uma maneira mais crítica, analisando o impacto que aquele determinado bem teve sobre o meio ambiente em todo o seu ciclo de produção. Com o passar dos anos, e com as diversas ameaças ambientais levantadas por ambientalistas, essa forma de consumo foi ganhando fama e se popularizando, com um número cada vez maior de indivíduos se atentando às questões sustentáveis antes de adquirir um bem. Com a proliferação da pandemia da COVID-19, os hábitos de consumo dos indivíduos mudaram, assim como ocorreu em diversas crises passadas. Por meio dessa mudança de comportamento, influenciada pela alteração da mentalidade dos indivíduos diante da preocupação com o meio ambiente, o consumo sustentável foi levantado como uma das tendências da pandemia da COVID-19. Para analisar se os hábitos de consumo dos indivíduos mudaram, neste estudo, foram utilizados dois meios, o primeiro consiste em uma pesquisa realizada na referência bibliográfica do estudo e o segundo consiste em uma pesquisa de campo feita por meio de um questionário para estudar o perfil dos indivíduos, seu comportamento de consumo e se este comportamento mudou ou não durante a pandemia. Em seguida, foi utilizada uma regressão logística para entender se os hábitos de consumo sustentável dos indivíduos mudaram durante a pandemia. Com os resultados da regressão, viu-se que as variáveis relevantes para o modelo foram “Idade”, “Instrução” e duas afirmativas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente.Trabalho de Conclusão de Curso Omnichannel: uma análise sobre as novas estratégias de negócio digital com a pós-pandemia COVID 19 e o processo de dual transformation em diferentes mercados no Brasil(2022) Ponte, Augusto Novaes daO processo de inovação tecnológica revolucionou o modo como empresas dos mais diversos setores encaram seus negócios e, da mesma maneira, transformou a maneira como seus clientes passaram a consumir bens e serviços. Sem descartar a ainda importante presença de pontos físicos de venda para a grande maioria dos ofertantes, a junção e combinação do comércio por meio de diferentes plataformas, integradas e interligadas, recebe o nome de omnichannel. Este trabalho tem como objetivo destacar quais eram as principais características de mercado antes da transformação digital e justamente o surgimento do omnichannel e o processo de dual transformation, além de um estudo sobre como a comercialização digital se diferencia ao compararmos players de setores distintos, como o vestuário e grandes redes de supermercados, comparação esta que é o grande foco do trabalho. Por fim, este trabalho também apresenta a relação entre o processo de transformação digital e as novas condições sociais e comerciais impostas pela pandemia do covid-19, analisando até que ponto as medidas tomadas como forma de precaução contra o vírus aceleraram a transformação. Compreender estes elementos possibilitará a análise do panorama individual de cada empresa e seus respectivos setores no que diz respeito às tendências macro de mercado, gerando relevância e conteúdo em um cenário onde cada detalhe de informação se prova fundamental na busca pelo engajamento e fidelidade de clientes. Por meio de um estudo de caso, que apresenta como maior limitação as mudanças constantes no cenário observado, o trabalho é conduzido por volta de um modelo de maturidade desenvolvido pela empresa de consultoria PwC, e traz ao final um panorama ideal a ser seguido pelas empresas com o objetivo de alcançarem uma estratégia de omnichannel eficiente.