Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fusões e aquisições no Brasil: um estudo do período 2000-2009
    (2009) Andari, Haissam Tamer
    As fusões e aquisições brasileiras cresceram de forma robusta nos anos 90, devido principalmente ao processo de privatização ocorrido no período. Com a estagnação deste processo ao final da década, os padrões das fusões e aquisições brasileiras para a década seguinte mudaram. Este estudo busca analisar estes padrões no período de 2000 a 2009, contrastando com a década anterior e sugerindo possíveis explicações para os padrões observados, com base em teorias econômicas existentes, especificamente, a teoria de merger waves. Utilizando informações obtidas na base de dados Thomson One, foram feitas diversas tabulações, analisando a distribuição das fusões e aquisições por setor, por nacionalidade das empresas compradoras e estudando por sua evolução ao longo do tempo e a relação com o comportamento de variáveis econômicas no período. Alguns dos resultados obtidos são: a verificação do aumento nas fusões e aquisições no período de análise se comparado à década anterior, a aparente existência de uma relação entre o nível de transações e os indicadores econômicos analisados e a constatação da concentração das fusões e aquisições nos setores financeiro, telecomunicações e de matérias primas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileira
    (2011) Abreu, Thábata Borges de
    O presente estudo propõe uma análise de viabilidade do modelo de concessão em blocos para o cenário de privatização aeroportuária brasileira. Para tal análise, foram construídos dois aeroportos modelo: com resultado operacional positivo- aeroporto- modelo superavitário, e com resultado operacional negativo- aeroporto modelo deficitário. Tais aeroportos- modelo foram considerados de maneira conjunta numa simulação de concessão em blocos, considerando eventuais ganhos de escala neste tipo de operação. A conclusão, sob os parâmetros e premissas propostos neste estudo, é a de que o modelo de concessão em blocos é uma alternativa viável para a privatização aeroportuária, economicamente atraente para o operador privado, uma vez que o Valor Presente Líquido dessa simulação é menos negativo quando comparado ao modelo de concessão unitária. No que concerne aos resultados do governo, isso significa menores gastos com subsídios e modelos de atração de investimentos para o caso dos aeroportos deficitários. Além disso, é esperado que a concessão em blocos estimule um desenvolvimento mais homogêneo da malha aeroviária do que a concessão unitária uma vez que obriga o operador privado a investir e procurar meios de tornar rentáveis as operações com aeroportos cujos resultados operacionais são negativos.